google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é ranger dos dentes ou bruxismo - causa e tratamento

domingo, 29 de abril de 2018

O que é ranger dos dentes ou bruxismo - causa e tratamento


Comportamento inconsciente que consiste no hábito de ranger e friccionar os dentes e que se acredita estar ligado à ansiedade e ao stress, bem como à forma como os dentes se ajustam.

Calcula-se que cerca de 15 por cento da população sofra de bruxismo que ocorre mais frequentemente durante o sono, podendo piorar depois da ingestão de bebidas alcoólicas.

Publicidade
Os indivíduos podem sentir dores no maxilar inferior, ouvidos e cabeça, cansaço nos músculos da face e dentes sensíveis. Habitualmente o doente apresenta danos no esmalte. Se não for tratado, o bruxismo pode derivar na perda de dentes ou disfunção dos maxilares.

Embora existam várias causas para o ranger dos dentes, o stress diário pode ser o maior desencadeador para a maioria das pessoas. Os sintomas incluem sensibilidade nos dentes, mandíbula dolorida e insônia.

No entanto, existem outras possíveis causas para o ranger dos dentes. Elas incluem: distúrbios do sono; mordida anormal, dentes desalinhados e, em crianças, irritação na boca e alergias. 

É importante lembrar que o bruxismo deve ser diagnosticado e tratado, não tem cura, mas tem controle. Para melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta diariamente sintomas como dores na mandíbula e desgaste dos dentes, as visitas regulares ao especialista podem ajudar. Apenas o dentista é capaz de traçar o melhor plano de ação para melhorar ainda mais a saúde do seu sorriso.

Para tratar o ranger dos dentes, recomenda - se reduzir o stress diário e aprender várias técnicas de relaxamento como a meditação. Relaxar seu rosto e músculos da mandíbula durante o dia – para tornar um hábito - também pode ajudar.

Evitar alimentos duros como balas e nozes, beber bastante água e massagear seus músculos do pescoço, ombros e face com frequência pode ajudar a aliviar ou reduzir as dores.

O plano de tratamento tem como objetivo reduzir a tensão física e psicológica do paciente, tratar os sinais e sintomas, minimizar as interferências oclusais e romper o padrão neuromuscular habitual de apertar os dentes. 

Paralelo a isso, acontece o uso de medicação específica para dor (analgésicos) e relaxantes musculares. Dependendo do caso, ansiolíticos e antiinflamatórios também são indicados. 

“Além desses cuidados, é preciso combater e prevenir os danos que o apertamento causa nas estruturas dentárias. Sendo assim pode ser confeccionada uma placa de acrílico (também denominada de placa oclusal ou miorrelaxante), cujo objetivo é proteger as estruturas dentárias do desgaste ocasionado pelo apertamento e desprogramar o padrão neuromuscular de apertar os dentes. A placa é confeccionada pelo Cirurgião – Dentista e, as forças oclusais, balanceadas de acordo com a oclusão (mordida) de cada paciente”, complementa.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...