Substância costuma ser vista como a vilã das dietas e da alimentação balanceada, mas nem tudo o que você sabe sobre ela é verdade.
O açúcar costuma ser considerado o vilão das dietas e da vida saudável, mas a substância também pode ser benéfica para o organismo e muitas vezes o que se diz sobre ela pode ser um mito.
Se inserido em uma alimentação balanceada e consumido de forma equilibrada, o açúcar pode fazer parte do cardápio sem maiores preocupações. Conheça quatro mitos que você não sabia sobre o açúcar:
1. Consumo de açúcar é causa da obesidade, diabetes ou outras doenças graves
Só o consumo de açúcar não pode ser responsabilizado pelo aparecimento de doenças crônicas
Isoladamente, a ingestão do açúcar não pode ser tido como o causador dessas doenças. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, o açúcar não causa diabetes, a doença seria causada por uma combinação de fatores genéticos e hábitos de vida. Organizações científicas e de saúde concluíram que o consumo de açúcar também não está associado às causas de doenças crônicas.
2. Açúcar aumenta a glicemia
O aumento da glicemia em função do consumo de açúcar é o mesmo originado pela ingestão da mesma quantidade de calorias na forma de amido, segundo estudos da Associação Americana de Diabetes. Assim, podem ser consumidas pequenas quantias de açúcar por diabéticos em uma dieta equilibrada e com a medicação certa.
3. Açúcar causa cárie
Estudos concluíram que não há um nível de consumo de açúcares que aumente as chances de se ter cárie
A United States Institute of Medicine concluiu que “devido aos vários fatores que podem contribuir para a cárie dentária, não é possível determinar um nível de ingestão de açúcares, no qual pode ocorrer aumento do risco de cárie dentária”. Além disso, o risco de se ter a cárie é muito pequeno, uma vez que com a higiene oral adequada e com o uso de flúor em cremes dentais e na água, já se pode prevenir o problema.
4. Açúcar provoca aumento de peso
Estudos indicam que não existem provas sólidas de que açúcares, isoladamente, afetem a obesidade mais do que outro macronutriente. O consumo de calorias além do necessário para o organismo resulta no excesso de gordura corporal. As calorias adicionais podem ser provenientes de qualquer nutriente calórico (álcool, carboidratos, proteína e gordura). É importante lembrar que o sedentarismo também é uma causa da obesidade.
-->
Nenhum comentário:
Postar um comentário