google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Cura para quelóides...

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cura para quelóides...

As cicatrizes de queloide podem ser muito feias e doloridas, se não tratadas de maneira correta, com um dos possíveis procedimentos de cura.
A queloide é uma espécie de cicatriz que se projeta além da superfície da pele e aparece quando a pele fica ferida, fazendo com que as células se multipliquem para preencher o espaço vazio devido à morte celular.

Possuem uma área lisa e espessa que se restringe somente a região da lesão e vai se reduzindo após um ano ou mais. A queloide são cicatrizes que se estendem muito além do local da lesão e não regridem de maneira espontânea.

 Sintomas
Há queloides  que coçam e que são doloridas. Além disso, há algumas regiões do corpo que são mais propícias ao desenvolvimento  de queloides, como por exemplo, região central do tórax, dorso, região inferior das pernas e pescoço, nariz e lobos da orelha, porém elas podem aparecer em qualquer local do corpo e normalmente aparecem após cirurgias ou depois de qualquer perfuração da pele para fins cosméticos. Pessoas com pele escura tem maior tendência no desenvolvimento da queloide, porém há outros fatores que favorecem o seu aparecimento como fios de sutura.
As queloides aparecem entre a puberdade e os trinta anos e as mulheres tem maior tendência ao seu desenvolvimento e durante a gravidez as queloides podem aumentar ainda mais.

Tratamento
Os quelóides não tem um tratamento único e a maioria dos tratamentos não dá resultados satisfatórios completamente. Dois ou mais tratamentos podem ser combinados para aumentar a eficácia. Se a pessoa decide procurar tratamento para uma cicatriz de quelóide, ela terá os melhores resultados se começar o tratamento tão logo o quelóide apareça.   
Os principais tratamentos disponíveis incluem:
• Remoção através de cirurgia convencional — Pode-se utilizar duas técnicas básicas. Na primeira, o quelóide é retirado na íntegra e o tecido é aproximado, mas requer grande cuidado, com resultados variáveis, sob o risco dos quelóides se devolverem novamente após terem sido retirados, podendo ser maiores que o original. Os quelóides se desenvolvem em mais de 45 por cento das pessoas quando são retirados por cirurgia. Na segunda opção, são feitas incisões intralesionais (dentro do quelóide) preservando-se suas bordas. Esta técnica tem resultados melhores que a primeira. Os quelóides são menos prováveis de se desenvolver se a remoção cirúrgica é combinada com outros tratamentos.
 
• Injeções de corticóide intralesional — O uso de corticóide é indicado logo no início em que o quelóide está se manifestando na cicatriz, quando está aparecendo um relevo maior. O medicamento é injetado diretamente na lesão. As injeções são feitas com Triamcinolona ou outro medicamento a base de corticosteróide e são habitualmente repetidas com intervalos de quatro a seis semanas. A manipulação do corticóide tem que ser muito cuidadosa para não atingir as adjacências da cicatriz, pois se isso ocorrer, pode atrofiar o tecido bom também. Este tratamento pode reduzir o tamanho do quelóide e a irritação, mas as injeções têm lá seu incômodo.
 
• Criocirurgia — Este tratamento feito com nitrogênio líquido. Mais de um ciclo de tratamento pode ser necessário dependendo das dimensões da lesão, a cada 20 ou 30 dias. Pode causar um efeito colateral de clarear a cor da pele que limita sua utilização.
 
• Beta-terapia — Para quem já tem o quelóide formado, o melhor é retirá-lo com cirurgia em seguida fazer a Beta-terapia. Desta forma, a imensa maioria dos casos tem bons resultados.
 
• Medicamentos Recentes – Atualmente, alguns medicamentos antes utilizados no tratamento de doenças auto-imunes vêem sendo usados para tratar os quelóides, em associação com outras formas de tratamento como a crioterapia e a cirurgia. Medicamentos como o Interferon, o 5-fluouracil e a Bleomicina, aplicados na lesão, têm futuro promissor. Mancolt & cols foram os autores de um trabalho que propiciou o uso do Tamixofeno no quelóide. No estudo, que foi apoiado pela "Plastic Surgery Education Foundation", se descobriu que a substância tem efeito letal aos fibroblastos do quelóide. Os resultados mostraram que o citrato de tamoxifeno tem a capacidade de diminuir a proliferação dos fibroblastos produtores dos quelóides, diminuindo, assim, a produção do colágeno responsável pelo seu supercrescimento
                         Veja este vídeo e entenda mais sobre: quelóide
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...