google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Jamais pensei que narguile pudessem fazer tanto mal

domingo, 28 de dezembro de 2014

Jamais pensei que narguile pudessem fazer tanto mal

O Narguilé, famoso “cachimbo de água” que, de tempos para cá, tornou-se moda nacional, é de origem oriental, possuindo diversos nomes e formatos, de acordo com a região. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. 

Outros nomes utilizados para se referir ao narguilé são: hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza(nos países do Norte da África), narguilê, narguila, nakla, arguile, narguilé, entre outras denominações.

Cachimbos d’água ou narguilés
Os cachimbos d’água árabes, mais conhecidos como narguilés, são usados para fumar, sendo que a fumaça passa primeiro pela água, mas seus efeitos são devastadores. 

O cachimbo d’água, ou narguilé, traz muito mais malefícios que o cigarro
Os cachimbos d’água, muito conhecidos no Brasil como narguilés, mas que também são chamados de shishsa hookahs, referem-se a um equipamento muito comum em uma prática centenária no Oriente Médio e na Ásia, que é a de fumar cigarro, com a diferença de que a fumaça passa primeiro pela água e depois chega ao fumante.


Esse equipamento funciona da seguinte maneira: coloca-se na parte de cima (fornilho) do narguilé o tabaco com aromas e sabores que a pessoa deseja. Essa mistura é aquecida com um carvão especial para narguilé. Na base, que geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica e pode estar desenhada com ornamentos, é onde fica a água.  Então, quando a pessoa puxa o ar pela mangueira, a pressão no interior da base diminui e o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, formando a fumaça que desce em direção à água, onde é filtrada e resfriada, seguindo para a boca do fumante.

Essa prática está ganhando cada vez mais adeptos no Ocidente e em todas as partes do mundo, principalmente em razão do fato de que existe uma crença popular, porém errônea, de que o narguilé é menos nocivo do que fumar o cigarro convencional. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) alertou que esse cachimbo de origem oriental já tem quase 300 mil consumidores no Brasil.


-->


No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um relatório desfazendo esse mito e mostrando que, na verdade, o narguilé traz mais malefícios que o cigarro, sendo que, em uma seção de duração média de 20 a 80 minutos, expõe o fumante a componentes tóxicos equivalentes a fumar 100 cigarros.

A presença da água faz com que alguns pensem que ela retira as substâncias tóxicas, mas, na verdade, ela faz com que a pessoa ingira ainda mais fumaça. Sem se dar conta, a pessoa ingere quantidades de substâncias tóxicas muito maiores.

A cada tragada de um cigarro comum, a pessoa ingere mais de 4700 substâncias tóxicas e, muitas delas, cancerígenas. Tais substâncias também são ingeridas por quem usa o narguilé e as consequências, tais como o desenvolvimento de vários tipos de cânceres e a dependência, também são as mesmas. Para ver o efeito da inalação dessas substâncias, leia os textos abaixo:
- Nicotina;
- Alcatrão.
Outro fator agravante é que, no narguilé, a pessoa ingere concentrações de monóxido de carbono (CO) muito maiores, porque além do que é liberado pelo tabaco, há também uma quantidade proveniente da queima do carvão, que produz também outras substâncias cancerígenas muito potentes e mutagênicas, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), sendo o principal o benzopireno. A quantidade de metais pesados no narguilé também é bem maior.

Além disso, visto que é possível conectar várias mangueiras ao cachimbo, muitas vezes ele é fumado por vários jovens ao mesmo tempo, sendo um meio usado por alguns para se “enturmar” e ser aceito por determinado grupo. Entretanto, esse é mais um fator de grande risco, pois aumenta muito as chances de transmissão de doenças infectocontagiosas, tais como herpes, hepatite C e tuberculose.

Existem alguns que misturam ainda outras drogas viciadoras, como bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas. Assim, o uso do narguilé ainda pode levar a pessoa a usar outras drogas ainda mais nocivas e a começar a fumar, pois a pessoa fica dependente.

Estudos demonstram que o usuário do narguilé, comparado ao fumante típico de cigarros é exposto a mais a toxinas como nicotina e monóxido de carbono. Poucas ainda são as pesquisas que apontam cientificamente os efeitos do narguilé para o ser humano.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...