google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Enfisema Pulmonar: o que é, quais as causas?

domingo, 28 de dezembro de 2014

Enfisema Pulmonar: o que é, quais as causas?

Trata-se de uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsuflados (muito distendidos). 

Esta destruição ocorre nos alvéolos pulmonares, onde acontece a troca do oxigênio pelo gás carbônico. Então, o sangue circulante no organismo fica menos oxigenado e a pessoa passa a sentir falta de ar para realizar tarefas ou exercitar-se. 

Além disso, os pulmões perdem a elasticidade, tornando mais difícil a saída do ar após cada inspiração.




Quais as causas? 

A maioria dos casos é devido ao tabagismo. Sendo que à medida que vão fumando, vão piorando a sua capacidade pulmonar. E isso ocorre com cerca de 10-15% dos fumantes mais suscetíveis ao efeito nocivo do fumo. 

Geralmente, essas alterações são sentidas após anos do uso de tabaco. Poucos casos são devidos à deficiência de alfa-1-antripsina, que é uma enzima produzida nos pulmões. 


Como previnir? 
Evitar o tabagismo e reduzir a exposição a poluição do ar.

Lembrando que… 
Quanto mais cigarros por dia ou mais anos fumando, maior a chance de desenvolvimento da doença. A forma de se prevenir é não fumar. 
A interrupção do tabagismo também é benéfica em qualquer fase da doença, pois não acelera a progressão da mesma.


           

Um comentário:

  1. No Brasil, o Instituto Chico Anysio e outras instituições realizam pesquisas com células-tronco para o tratamento da enfisema.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...