google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Conheça as vantagens de consumir uma maçã por dia

domingo, 13 de maio de 2018

Conheça as vantagens de consumir uma maçã por dia

Comer uma maçã diariamente pode melhorar sua saúde cardiovascular, reduzir o risco de sofrer alguns tipos de câncer e ajudar a perder peso. Além disso, a maçã é rica em potássio, mineral que exerce um efeito diurético e evita a hipertensão arterial por retenção de líquidos.

Nenhuma outra fruta é tão presente no imaginário popular quanto a maçã. Da mitologia grega aos contos de fadas, das histórias de Guilherme Tell às teorias de Isaac Newton, ela está em todas. E a julgar pelos mais recentes estudos, não deveria faltar também na mesa do brasileiro. 

Uma pesquisa da Universidade da Flórida (EUA) afirma que comer uma maçã por dia evita o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguíneos em até 25%.

A proteção cardiovascular oferecida por uma única maçã por dia é quase a mesma que um tratamento preventivo com estatinas ofereceria, de acordo com os resultados de um estudo publicado recentemente no Medical Journal.

Pessoas que já estiverem fazendo uso de estatinas no controle do nível de colesterol no sangue, não devem abandonar o tratamento, mas podem complementá-lo com uma maçã diariamente para obter melhores resultados.

Publicidade

Pessoas que não apresentam problemas com o colesterol, de qualquer forma, podem cuidar de seus corações e de suas artérias, simplesmente, comendo uma deliciosa maçã por dia.

Outro estudo, desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia (EUA), revela que comer uma maçã 15 minutos antes das refeições é cinco vezes mais eficiente que tomar inibidor de apetite. Do outro lado do Atlântico, pesquisadores do Instituto Nacional de Coração e Pulmões (Grã-Bretanha) garantiram que beber suco de maçã ajuda a prevenir crises de asma. 

Mas comer uma maçã por dia não ajuda apenas a controlar o colesterol, a moderar o apetite ou a evitar asma. Combate, também, doenças cardiovasculares, reduz o risco de diabetes e melhora a função digestiva. 

“A maçã não chega a ser uma fruta completa. Mas é daquelas que não podem faltar na nossa alimentação. A variação é muito importante, uma vez que cada fruta tem um particular nutracêutico”, afirma o nutrólogo Edson Credidio, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A exemplo de tantas outras, a maçã também é rica em vitaminas, como as A, B, C e E, e sais minerais, como potássio, ferro e cálcio. A diferença é que o fruto da macieira contém duas substâncias para lá de especiais: a pectina, fibra que, encontrada na casca, modera o apetite porque dá sensação de saciedade, e a quercetina, um antioxidante que está presente na polpa e ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico. “No primeiro caso, a maçã evita a ingestão exagerada de alimentos. No segundo, protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres”, explica a nutróloga Luciana Carneiro, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 
E o que é melhor: a maçã ainda oferece baixas calorias. Cada 100 g contém apenas 56 kcal. Mais importante do que guardar nomes esquisitos, é lembrar, sempre que possível, de comer a maçã com casca. Segundo a nutricionista Jocelem Salgado, da Universidade de São Paulo (USP), é nela que se concentram as substâncias que oferecem benefícios ao nosso organismo. “Extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células do câncer de fígado em 57% dos casos”, justifica a nutricionista, acrescentando que a maçã é considerada, também, uma espécie de “escova de dente natural”.

A maçã tem um composto que favorece o amadurecimento das células nervosas. 
O velho ditado inglês “uma maçã por dia mantém o médico longe” se aplica também ao cérebro. Ela é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória, segundo estudos efetuados por Pamela Mahler e equipe do Instituto Salk, nos EUA.

Na Universidade de Massachusets Lowell, foram feitas experiências com o suco de maçã: cobaias que ingeriram o equivalente a três copos diários se saíram melhor em testes de memória. Outras frutas ricas do fitoquímico são morango, pêssego, kiwi e uva. Ele também é achado na cebola e no espinafre. vivasaude

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...