google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Principais sinais e sintomas, causas e tratamento da alergia alimentar

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Principais sinais e sintomas, causas e tratamento da alergia alimentar


A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de algum alimento ao qual o indivíduo encontra-se previamente sensibilizado. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que provoca alergia pode desencadear sinais e sintomas graves. Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar uma reação com risco de vida, conhecida como anafilaxia.



Publicidade

Quais são as causas da alergia alimentar?
A causa das alergias alimentares é a produção de anticorpos pelo organismo, provocada por alimentos específicos, ditos alergenos. Em geral elas começam na infância e muitas vezes desaparecem conforme a pessoa envelhece, embora algumas alergias possam persistir por toda a vida. Os alimentos que mais comumente provocam alergias alimentares são ovo, leite, amendoim, frutos do mar, soja e glúten. Uma pessoa alérgica a um determinado alimento está sob maior risco de se tornar alérgica a outro. Embora não se possa dizer exatamente que as alergias alimentares sejam hereditárias, a presença de um histórico familiar de outras alergias é um fator de risco para a alergia alimentar.

Qual é a fisiopatologia da alergia alimentar?
Normalmente, a função do sistema imunológico do indivíduo é defendê-lo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em pessoas predispostas à alergia, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância comum que não costuma provocar a mesma resposta nas demais pessoas. Quando isso acontece com um alimento, ocorre uma reação no corpo que chamamos de alergia alimentar. 

A alergia alimentar não deve ser confundida com intolerância alimentar, um quadro muito mais simples e comum que não envolve o sistema imunológico. Em uma alergia alimentar real, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico. Isso não acontece com pessoas intolerantes, por exemplo, que despertam sintomas em decorrência da ingestão de determinado alimento, mas não correm risco de vida por causa disso.


Quais são os principais sinais e sintomas da alergia alimentar?
Muitas pessoas que acreditam ter alergia alimentar na realidade têm uma simples intolerância a alimentos. Os sintomas da alergia alimentar aparecem imediatamente ou em até duas horas depois de ingerir o alimento desencadeador, embora possa, em casos raros, começar somente horas depois de a pessoa ter comido. 

Os principais sintomas são urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa. Outros sintomas que podem ocorrer são dor abdominal, diarreia, dificuldade para deglutir, irritação na boca, garganta, olhos e pele, tonturas ou desmaios, congestão nasal, náuseas e vômitos, corrimento nasal, manchas escamosas com coceira, descamação ou bolhas, angioedema nas pálpebras, face, lábios e língua, falta de ar e cólicas estomacais.

Um caso especial é a reação anafilática, uma reação potencialmente fatal, que começa subitamente e que exige socorro imediato. A anafilaxia é desencadeada pela liberação maciça de substâncias químicas que despertam um quadro de grave reação alérgica. 

Embora ela ocorra também a partir de outros estímulos, como remédios e picadas de insetos, por exemplo, os alimentos também podem desencadear uma reação anafilática e causar coceira generalizada, edema, tosse, edema de glote, rouquidão, diarreia, dor de barriga, vômitos, aperto no peito, queda da pressão arterial, arritmiascardíacas e colapso vascular.

Como o médico diagnostica a alergia alimentar?
O diagnóstico de alergia alimentar é feito a partir dos sintomas relatados pelo paciente e pelos sinais exibidos por ele. O exame físico também pode ajudar a determinar a causa dos sintomas. Alguns exames que podem ajudar no diagnósticofinal são os testes cutâneos, testes que detectam a presença de anticorpos específicos, dosagem da imunoglobulina, dieta de exclusão do alimento suspeito, etc.

Como o médico trata a alergia alimentar?
O tratamento radical para a alergia alimentar consiste em evitar o alimento desencadeador. No mais, o tratamento se resume em aliviar os sintomas. Os anti-histamínicos podem ajudar a aliviar o desconforto e pomadas suaves podem oferecer um pouco de alívio aos sintomas. Se a pessoa apenas tiver sintomas localizados, talvez ela nem precise de tratamento, pois é de esperar-se que desapareçam em pouco tempo. Algumas alergias alimentares de crianças são superadas à medida que as crianças envelhecem.

O que fazer quando os primeiros sintomas surgem
Assim que os primeiros sintomas de alergia alimentar surgem, é importante que tome medidas rapidamente, começando por tomar logo um remédio para a alergia receitado pelo médico, como a Loratadina ou Allegra, por exemplo.

Depois disso, é importante que fique atento ao sintomas, sendo importante que procure socorro médico imediatamento caso identifique que os sintomas pioraram ou caso note que algum desconforto na garganta ou dificuldade em respirar.

Se a alergia surgiu pela primeira vez ou se não tem remédios para a alergia à mão, é importante ficar atento ao sintomas que surgem, só sendo necessário procurar socorro médico apenas se existirem sinais de piora.

Tratamento da alergia alimentar
O tratamento para a alergia alimentar depende da gravidade dos sintomas apresentados que podem variar de pessoa para pessoa, sendo porém este geralmente feito com remédios anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina ou com corticoides como a Betametasona, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia. Para saber mais sobre como é feito o tratamento da alergia alimentar. 

Além disso, nos casos mais graves onde ocorre choque anafilático e falta de ar, o tratamento é feito com a injeção de adrenalina, podendo também ser necessário o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.

Como prevenir a alergia alimentar?
A alergia alimentar pode ser prevenida evitando-se completamente o alimento ou os ingredientes que causam os sintomas. Uma fórmula que pode diminuir muito a ocorrência de alergias é proceder à amamentação ao seio. Outro recurso consiste em esperar até que o trato gastrointestinal dos bebês esteja mais desenvolvido e possa suportar melhor os alimentos suspeitos.

Como evolui a alergia alimentar?
Se o paciente evitar o alimento que lhe causa alergia, pode viver uma vida normal. As crianças que apresentam algumas alergias alimentares podem deixar de apresentá-las à medida que a idade avança, embora elas possam retornar mais tarde ou mesmo persistirem durante toda a vida.

Quais são as complicações possíveis da alergia alimentar?
A complicação mais temida da alergia alimentar é a anafilaxia, que implica em risco de vida. Além dela, podem ocorrer dermatite atópica e enxaquecas, ocorrências mais frequentes, mas menos graves.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...