Você provavelmente já sabe que o cálcio é bom para seu organismo, mas não sabe porquê e como acontece com muitas pessoas, você pode não estar ingerindo cálcio suficiente em sua dieta.
O cálcio é um mineral essencial necessário para a saúde de seus ossos e dentes, mas também afeta seus músculos, hormônios, função nervosa e capacidade de formação de coágulos sanguíneos, sendo que a quantidade de cálcio que uma pessoa precisa diariamente depende da idade e gênero.
Publicidade
Entre os 19 e os 50 anos homens e mulheres necessitam de 1000mg/dia. Dos 51 aos 70 anos as mulheres precisam um pouco mais de cálcio – cerca de 1200mg/dia – enquanto que os homens podem se manter nas 1000mg/dia. A partir dos 71 anos de idade, tanto os homens como as mulheres necessitam de 1200mg/dia.
Nosso organismo é incapaz de produzir esse nutriente por isso a única forma de obter o cálcio que você precisa é através de alimentos ricos em cálcio como o feijão, queijo, gergelim, chia, entre outros.
Consulte aqui a lista de alimentos que contem maior teor de cálcio
Além do cálcio, também a vitamina D é necessária para a saúde óssea. A vitamina D e o magnésio ajudam o organismo a absorver o cálcio e a fixá-lo de forma eficaz nos ossos. Mulheres e homens até 70 anos de idade precisam de cerca de 600 UI diariamente. Após os 70 anos, o valor aumenta para 800 UI por dia.
NOTA: IU (International Units); 1 mcg= 40IU
Há três maneiras de obter vitamina D: luz solar, alimentos e suplementos.
Não ingerir cálcio em quantidade suficiente pode levar a uma doença chamada osteoporose. Esta é uma condição de saúde onde seus ossos se tornam frágeis e quebram facilmente. Geralmente os ossos mais afetados incluem o quadril, espinha dorsal (coluna) e pulsos. Muitas pessoas apenas se apercebem que têm osteoporose depois de quebrar um osso, o que significa que os seus ossos foram perdendo densidade e firmeza com o passar dos anos.
Cerca de 99% do cálcio em seu corpo está em seus ossos e dentes, mas os restantes 1% são muito importantes nomeadamente para:
– Regular da pressão arterial
Estudos mostraram que a suplementação de cálcio ajudou a baixar a pressão arterial sistólica (que corresponde ao primeiro número em uma leitura de pressão arterial) em pessoas com e sem hipertensão.
– Controlar a TPM (Tensão Pré-Menstrual)
Consumir cálcio em quantidades adequadas pode diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual.
– Manter um peso saudável
O cálcio também pode desempenhar um papel importante na perda de peso. Em um estudo do British Journal of Nutrition, mulheres obesas que consumiam menos de 600 miligramas de cálcio diariamente iniciaram uma dieta e tomavam um placebo ou um suplemento de cálcio diário de 1200 miligramas. As mulheres que tomaram o suplemento de cálcio perderam 13 quilos durante o programa, enquanto que as mulheres que tomaram o placebo perderam somente 2 quilos.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário