Falar em cortar ou pelo menos diminuir o consumo de açúcar em nossas vidas, é um assunto bem delicado pelo simples motivo, que quase tudo que envolve o nosso dia a dia existe açúcar, e também pelo fato que quase todas as coisas boas que comemos exemplos: Bolos, café, Brigadeiro…etc, tem uma grande quantidade de açúcares.
Portanto, já esta provado que o açúcar em excesso é um veneno para a nossa saúde, a uma estimativa de acordo com pesquisas, que a mais de 19 milhões de pessoas com problemas de diabetes no Brasil.
Só em pensarmos na possibilidade de desenvolvermos a Diabetes já chega a assustar pelo simples motivo que ela é uma doença que eleva os níveis de glicose acima do normal, e nos trás muitas dificuldades ao decorrer da vida.
Daremos alguns exemplos o porque devemos tratar o açúcar como um vilão em nossas vidas.
O açúcar acelera o processo de envelhecimento.
O açúcar contribui para a obesidade.
O açúcar é viciante.
O açúcar pode levar ao alcoolismo.
O açúcar torna o organismo mais fraco para combater infecções bacterianas.
O açúcar causa Cáries
O açúcar auxilia no crescimento descontrolado da Candida Albicans (funco responsável pela infecções vaginais).
O açúcar pode provocar doenças cardiovasculares.
A ideia inicial não é eliminar totalmente o açúcar do nosso dia a dia, mas tentar ir dosando e diminuindo gradualmente, até que ele seja extinto da nossa mesa.
Segundo uma pesquisa realizada por cientistas americanos, o consumo mundial do açúcar triplicou nos últimos 50 anos e está ligado a inúmeras doenças, como obesidade, diabetes e câncer.
Conheça alimentos que estão na lista dos que “escondem” açúcar:

O pão é um dos alimentos que mais “escondem” açúcar. Uma fatia de pão processado pode ter, em média, até 3 gramas de açúcar. Este açúcar é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação.
Alimentos com 0% de gordura
É quase uma pegadinha, mas a verdade é que alimentos com 0% de gordura não possuem, necessariamente, 0% de açúcar. Este é o caso dos iogurtes, onde o açúcar é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida. Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20 gramas de açúcar (cerca de 5 colheres de chá).
Polpa de tomate
As polpas de tomate que compramos no mercado podem estar cheias de açúcar. O ingrediente é adicionado para que a polpa fique menos ácida. Um terço de uma lata de 150 gramas, por exemplo, pode ter o equivalente a 3 colheres de chá.
Maionese
Qualquer produto que contém maionese é um perigo para quem quer evitar o açúcar. Uma colher do ingrediente pode conter até quatro gramas.
Quanto açúcar há numa lata de refrigerante?
Só uma lata do tamanho convencional, de 330 ml, contém, em açúcares, o equivalente a nove colheres de chá, ou seja, mais que a quantidade ideal recomendada pela OMS. São 36 gramas em uma lata de refrigerante de cola. A versão light, por sua vez, tem zero açúcar.
Um suco de laranja de 150 mil contém 12,9 gramas de açúcar, equivalente a 3 colheres (de chá) de açúcarAs bebidas que mais contém açúcar são (da maior quantidade para a menor): milkshakes, refrigerantes, água com sabor de frutas, energéticos e sucos de fruta artificiais. Essas bebidas não nos deixam tão satisfeitos como comidas sólidas que não são doces, mas têm o mesmo número de calorias.
Água
Sim, água! Mas calma, depende do tipo. As que contêm açúcar são as “águas vitaminadas”. Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar.
Como calcular o quanto de açúcar há em algum produto?
Essa pode ser uma tarefa confusa porque, nos rótulos, o açúcar pode aparecer sob diferentes nomes.
Mas quase todos eles terminam em "ose": glicose, frutose, sacarose, lactose, maltose, xarope de milho, que contém frutose concentrada.
Entretanto, um bom jeito de calcular o açúcar presente é se concentrar no item "Carboidratos (dos quais açúcares)".
Em geral, se há mais de 15 gramas de açúcar por 100 gramas, é considerado um produto com alto teor de açúcar.
Se for 5 gramas por cada 100 gramas, é um produto com baixo teor de açúcar
Nenhum comentário:
Postar um comentário