google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O ciclo de vida impressionante da libélula!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

O ciclo de vida impressionante da libélula!

É conhecida por vários nomes populares, como cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, donzelinha, jacina, jacinta, lava-bunda, lavadeira, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezigue, canzil, entre muitos outros.

Seu nome, no entanto, vem do latim libellulus, diminutivo da palavra liber, que significa "livro", por causa das semelhanças de suas asas com um livro aberto.


        • Exigentes, não habitam águas com alteração química ou sinal de poluição. Por isso, são consideradas ótimos bioindicadores.
          • O macho e a fêmea de libélula copulam enquanto estão voando. Uma vez fecundada a fêmea deposita seus ovos em uma planta na água, caso não exista uma planta por ali, ela simplesmente deixa os ovos caírem na água. Tenho certeza que a maioria das pessoas já viram uma libélula encostando o traseiro na água.
          • Fora da água, as libélulas têm somente dois meses de vida. Isso corresponde, para algumas espécies, a somente 10% de seu tempo total. Por isso, elas têm muita pressa para se acasalar.
          • Quando procriam, as libélulas formam um coração. O macho precisa abastecer seu pênis, localizado no segundo segmento de seu abdome, com espermatozóides, que são produzidos no nono. Preparado, ele segura a cabeça da fêmea com uma espécie de pinça e ela contorce seu corpo para que seu órgão genital, localizado no segundo segmento de seu corpo, se encontre com o pênis. O resultado desse contorcionismo todo é um coração. 
          • Os ovos são colocados na água, onde a libélula vive um longo ciclo de 17 metamorfoses. Em algumas espécies, esse ciclo pode durar até cinco anos até que, finalmente, ela voe. A última metamorfose de uma libélula leva de 30 a 40 minutos. Ela rompe seu exoesqueleto pelo dorso e libera a cabeça e o abdome. As asas demoram de duas a três horas para ficarem sólidas e secas.
          • Seus olhos têm até 30 mil facetas, que permitem uma visão de 360º do ambiente.
          • Medem de 2 a 19 centímetros. As espécies mais rápidas podem voar a até 80 quilômetros por hora, o que faz da libélula o mais veloz dos insetos.
          • No mundo, existem cerca de 5 mil espécies de libélulas.
          • Alimentam-se de outros insetos voadores e podem, em um só dia, comer o equivalente a 14% do seu peso.
          • Batem suas asas 50 vezes por segundo, e voam de 5 a 6 horas todos os dias. guiadoscuriosos



                       

            Nenhum comentário:

            Postar um comentário

            Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...