google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Carboidrato do bem que ajuda a emagrecer

domingo, 6 de março de 2016

Carboidrato do bem que ajuda a emagrecer

O que são carboidratos de baixo índice glicêmico
Considerando que o índice glicêmico é o potencial que cada alimento tem em levar glicemia para as células, alimentos com estruturas químicas mais complexas demoram mais para serem digeridos e são absorvidos lentamente, logo, fornecem energia lenta e continuamente. Ou seja, a elevação do nível de açúcar no sangue acontece de forma lenta e estável.

Além de fornecerem glicose aos poucos para as células, o que evita armazenamento em forma de gordura, os carboidratos complexos ainda contribuem para a sensação de saciedade, já que seu tempo de digestão é prolongado, tirando a vontade de comer compulsivamente.

Entre os carboidratos complexos estão todos os alimentos ricos em fibras. Arroz, macarrão e pães integrais, frutas, hortaliças, legumes e brotos.
 
O que são carboidratos de alto índice glicêmico. Também conhecidos como carboidratos simples, o alimentos de alto índice glicêmico são digeridos, caiem na corrente sanguínea em forma de glicose e são distribuídos e absorvidos pelas células rapidamente. 

Consequentemente a taxa de glicose ou glicemia sobe repentinamente, resultando em um pico glicêmico.

Como as células recebem a glicose toda de uma vez, tudo o que não é utilizado para a geração de energia é armazenado em forma de gordura. Carboidratos de alto índice glicêmico são os responsáveis por gorduras localizadas na região da barriga, flancos e culotes. 

Alimentos feitos de farinha refinada como pão branco, macarrão e bolachas são considerados de alto índice glicêmico. Além deles, arroz branco, abóbora, batata, manga, melancia, açúcar e mel são digeridos e transformados em gordura rapidamente.



Dieta de baixo índice glicêmico
Embora possa ser uma combinação usada em dietas, ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico deve ser um hábito alimentar, já que diminui os riscos de desenvolver diabetes e infartos, reduz acúmulo de gordura localizada e equilibram o sistema gastrointestinal.

O segredo não é restringir todos os carboidratos simples, mas sim combinar grupos alimentares que podem aumentar os benefícios dos carboidratos complexos ou ainda diminuir o índice glicêmico de outros grupos. Gorduras boas como as do azeite, das castanhas e nozes, fibras e proteínas vermelham influem diretamente na melhora do índice glicêmico dos alimentos.

Confira os alimentos de acordo com seu índice glicêmico:


BAIXO ÍNDICE - ÍNDICE MODERADO - ALTO ÍNDICE
Maçã Passas Bebidas isotônicas
Suco de uva Pão integral Gel de carboidratos
Pêra Aveia Batata
Damasco Arroz branco Mel
Pêssego Pão de centeio light Melancia
Couve Banana Pão branco (francês/ de forma)
Laranja Batata doce Pipoca
Ameixa Suco de frutas Bolo
Melão Ervilhas verdes Torradas
Cereja Feijões cozidos Cookies
Brócolis Kiwi Abacaxi
Tomate Manga Beterraba
Lentilha Mamão Biscoitos
Grão de cevada Uva Mandioca
Espinafre Suco de maçã Geleias
Pepino Creme de trigo Barra de cereais
Repolho Inhame Abóbora
Couve-flor Morango Cereal com flakes
Alface Massa integral Papaia
Nozes Arroz integral Massa de farinha branca
Tofu e queijos Yakult Milho



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...