google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é uma doença psicossomática? Sintoma, causas e tratamento

sexta-feira, 26 de março de 2021

O que é uma doença psicossomática? Sintoma, causas e tratamento


As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física.

Esse processo não é consciente e a confirmação do diagnóstico não costuma ser simples, principalmente por se tratar de um diagnóstico de exclusão. Ou seja, todas as outras possíveis causas devem ser investigadas e excluídas antes. Também chamado de transtorno de somatização, nesse processo a pessoa costuma apresentar múltiplas queixas físicas, em diferentes locais do corpo e que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica. Geralmente os sintomas intensificam quando a pessoa se encontra em situações de estresse e/ou pressão emocional.

Doenças psicossomáticas mais comuns
Cada pessoa pode manifestar fisicamente as suas tensões emocionais em diferentes órgãos, podendo simular ou piorar muitas doenças. Os principais exemplos são:
Estômago: dor e queimação no estômago, sensação de enjoo, piora de gastrites e úlceras gástricas;
Intestino: diarréia, prisão de ventre;
Garganta: sensação de nó na garganta, irritações mais fáceis constantes na garganta e amígdalas;
Pulmões: sensações de falta de ar e sufocamento, podendo simular doenças pulmonares ou cardíacas;
Músculos e articulações: tensão, contraturas e dores musculares;
Coração e circulação: sensação de dores no peito, que pode, até, ser confundida com infarto, além de palpitações, surgimento ou piora da pressão alta;
Rins e bexiga: sensação de dor ou dificuldade para urinar, que pode imitar doenças urológicas;
Pele: coceira, ardência ou formigamentos;
Região íntima: piora da impotência e diminuição do desejo sexual, dificuldade para engravidar e alterações do ciclo menstrual;
Sistema nervoso: crises de dor de cabeça, enxaqueca, alterações da visão, do equilíbrio, da sensibilidade (dormências, formigamentos) e da motricidade, podendo simular doenças neurológicas.

As causas
Não existe uma causa única para o desenvolvimento de uma doença psicossomática. Seu desenvolvimento depende de uma predisposição pessoal e orgânica, em como o corpo e o psicológico interagem e reagem frente a certas condições e/ou situações de vida.

Algumas outras doenças psiquiátricas facilitam o desenvolvimento da somatização, como depressão, ansiedade e estresse e as situações que geralmente estão associadas ao seu desenvolvimento incluem:
Sobrecarga profissional;
Eventos traumáticos prévios (seja na infância ou na vida adulta);
Vítimas de violência psicológica, física ou sexual;
Sofrimento psicológico de qualquer tipo associado à dificuldade de falar sobre o assunto ou à tendência de se isolar socialmente.


ATENÇÃO: Negligenciar essas situações – seja por dificuldade de buscar ajuda ou por achar que é normal – pode agravar os sintomas ou causar outras doenças físicas.

Sintomas
São múltiplas as formas que uma doença psicossomática pode se manifestar, através de sintomas físicos e psicológicos.

Os sintomas psicológicos mais frequentes incluem:
Ansiedade;
Irritabilidade;
Impaciência;
Tristeza;
Falta de interesse nas atividades diárias;
Exaustão.

Os sintomas físicos mais frequentes incluem:
Dor e queimação no estômago, associado ou não à náuseas e vômitos;
Constipação e/ou diarréia;
Sensação de falta de ar e/ou dor torácica;
Dores musculares;
Aumento da pressão arterial;
Aceleração dos batimentos cardíacos;
Dores de cabeça;
Alterações na visão ;
Coceira, ardência ou formigamento com aparecimento ou não de lesões de pele;
Queda excessiva de cabelo;
Insônia;
Dor ou dificuldade para urinar;
Mudanças na libido;
Dificuldade de engravidar ou alterações do ciclo menstrual.

Lista de Doenças Psicossomáticas
Como é possível perceber através dos sintomas listados acima, são muitas as formas e apresentações das doenças psicossomáticas. Aqui citaremos algumas doenças que podem surgir ou se agravar a partir de um trauma psicológico:
Enxaqueca;
Síndrome do Intestino Irritado;
Alergias alimentares, respiratórias e/ou de pele;
Gastrite;
Impotência sexual;
Infertilidade.

Como tratar doenças psicossomáticas?
O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos para aliviar seus sintomas, no entanto, é importante o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.

Antidepressivos, como sertralina ou fluoxetina, e ansiolíticos, como clonazepam, por exemplo, prescritos pelo psiquiatra, ajudam a acalmar e diminuir a ansiedade, e sessões de psicoterapia são importantes para ajudar na resolução de conflitos internos.

Algumas medidas simples e naturais também podem ajudar a lidar com os problemas emocionais, como tomar chás calmantes de camomila e valeriana, tirar férias para descansar a mente e procurar resolver um problema de cada vez. Fazer algum tipo de exercício físico como caminhada, corrida, yoga ou pilates também pode ajudar a promover o bem-estar.

Como prevenir doenças psicossomáticas?
A prevenção de doenças psicossomáticas envolve toda forma que nos ajuda a lidar com os problemas emocionais, seja através da psicoterapia ou de medidas naturais, como meditação e fitoterápicos. A prática regular de atividades físicas, aliada a uma alimentação saudável também é fundamental para a promoção do bem estar e controle emocional.

Se você se identifica com algum desses sintomas e está sob estresse ou sofrimento emocional, não hesite em pedir ajuda. Seja avaliado por um profissional especialista e descubra como tratar esses sintomas o quanto antes. 

Sempre que sentir que algo lhe machuca, peça ajuda profissional para reconhecer o problema e descobrir o que pode fazer para mudar, certo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...