Apenas lembram do assunto quando surge algum tipo de doença e a pessoa se vê obrigada a se alimentar de uma forma mais saudável.
Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doença.
Veja a seguir algumas doenças causadas por uma alimentação inadequada:
Gastrite
Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.
Medidas preventivas e o tratamento desta doença estão relacionados com a alimentação. Ter uma alimentação fracionada, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades é uma das medidas a serem tomadas.
Excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa também é imprescindível, exemplo: frituras em geral, doces, bebidas à base de cafeínas, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos, condimentados e outros.
É sabido que ter uma alimentação balanceada e com horários regrados contribui para uma melhor qualidade de vida. Mesmo assim, diariamente as pessoas se submetem a diversas atividades no trabalho e, por consequência, nem sempre têm tempo suficiente para uma refeição saudável. Assim, a opção que logo vem à mente são as comidas prontas e industrializadas ou aquele lanche rápido em um fast food. O problema é que com esses alimentos vêm junto problemas e doenças decorrentes desses hábitos nada benéficos.
Doença das que mais se elevam no país é causada também pelo sedentarismo e pela ausência de uma alimentação balanceada. É caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e é considerada a principal responsável pelo aparecimento de outras doenças do sobrepeso. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, nos últimos seis anos o número de pessoas obesas cresceu 54% no país. A taxa subiu de 11% em 2006 para 17% em 2013.
Colesterol alto
Existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). Quando as taxas de colesterol estão acentuadas, o LDL contribui para o funcionamento da gordura no organismo, no entanto, quando a alimentação é baseada em itens como leite integral, manteiga, frituras e bacon contribuem para o acometimento do colesterol alto. Desta forma, pode acarretar no entupimento de veias e artérias, o que pode causar infarto e derrame.
Diabetes
Problema que afeta mais de 10 milhões de brasileiros, a doença é caracterizada pela ausência ou ineficiência da produção de insulina no corpo, o que acarreta na elevação da taxa de glicose no sangue. A Diabetes do tipo 2 pode estar relacionada ao excesso de peso e a obesidade.
Hipertensão
Conhecida também como pressão alta, a hipertensão ocorre quando os níveis da pressão arterial se encontram muito elevados nas artérias. Embora possa ter causas hereditárias, agrava-se em decorrência da falta de hábitos saudáveis tais como: ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo, consumo demasiado de sódio e a obesidade. É tida como uma doença silenciosa e um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares.
Segundo a nutricionista, para evitar o aparecimento dessas doenças é preciso modificar os costumes alimentares, com dietas e exercícios.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário