google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saiba como ter controle na hora de comer

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Saiba como ter controle na hora de comer

“Comi um pão, mas não matou a minha fome. Acabei comendo mais…”
Você come um pouco, ainda fica com fome e acaba repetindo?

Saiba o porquê disso acontecer! Assim fica mais fácil ganhar a batalha contra os impulsos, quase incontroláveis, de comer mais!

 



É muito comum escutar isso no dia a dia ou no consultório: “Estava morrendo de fome! Comi um pouco de comida, mas não me satisfez… Acabei comendo mais”. Ou: “Comi dois biscoitos, mas ainda fiquei com fome e tive que comer mais”. É muito legal saber o que passa dentro da sua cabeça para tentar melhorar seu comportamento com relação à alimentação a cada dia!

Primeiro de tudo, devemos compreender que nosso corpo (estômago, fígado, coração…) é evoluído demais! E também extremamente antigo. Pesquisadores falam que há um ancestral que viveu há 5, 10 ou 30 mil anos já tinha um corpo muito parecido com o nosso. E nessa época, os seres humanos conviviam com uma falta de comida constante. Ou seja, somos adaptados à falta de alimentos. E uma das adaptações é esse prazer e vontade quase incontroláveis na hora que estamos comendo! Ficamos alucinados! Parece que entramos em transe e só enxergamos comida na frente! Comemos batatas fritas, azeitonas, pipoca, bombons sem ver! Até brigamos por causa de comida (é muito comum ver animais fazendo isso)!

E se você está querendo entrar em forma, para quê comer esse tanto? O problema é que o cérebro te manda comer! É muito difícil segurar e não comer mais um pedaço! Quem não convive com isso, não é desse planeta! Uma briga constante entre o “capetinha” e o “anjinho”! Claro que existem pessoas que conseguem controlar os impulsos melhor do que outras, mas, em geral, é muito difícil (e ainda mais para as pessoas que estão acima do peso ideal). Ou seja, o impulso de comer é evolutivo. Nossos ancestrais precisaram dele para sobreviver!

Um dos “hormônios” que está relacionado ao apetite é a grelina. Essa substância é alvo constante de estudos científicos. Até hoje sabe-se que ela aumenta muito em jejum (para dar uma vontade louca de comer). Quanto mais tempo sem nos alimentar, mais ela sobe. Ficamos com muita fome e o cérebro te manda comer mais e mais. O problema é que ela demora um tempinho para baixar quando começamos a comer. Talvez 15 ou 20 minutos. Por isso falamos que comemos, mas ainda ficamos com fome.

Muitas pessoas enchem o prato de salada para despistar essa vontade enorme de comer. Saiba que não é fome. É seu cérebro te mandando comer mais e mais por achar que você ficará mais muitas horas sem comer. Pela sobrevivência, a nossa cabeça pede para enchermos 90% do estômago em cada refeição. E para isso não acontecer, precisamos ter bastante consciência e força de vontade, pois o desejo maior era comer muito!  

Você já pode medir a grelina em laboratórios, mas ainda é caro e não tem muito sentido prático. Por exemplo: se ela estiver alta, o único jeito de baixar é se alimentando (principalmente com proteínas). Porém, quando estamos emagrecendo e comendo poucas quantidades tentando perder peso ou compensar um exagero, ela sobe ainda mais. Assim, fica mais difícil controlar-se à frente de um prato de risoto ou de uma caixa de bombons. Fazemos regime sonhando com o dia de chutar o balde e “comer tudo o que temos direito”.

Isso é natural e acontece com todo mundo! É quase uma droga viciante que sabemos que não deviríamos usar, mas quando vimos, já foi… Não é uma “doença” que só você tem. Volte a cabeça para o lugar. Saiba que isso é normal e tente se controlar melhor para a próxima vez! Calcule, antes de começar a refeição, o quanto pretende comer. Planeje como e quanto irá comer para não se arrepender depois. Isso ajuda a usar a consciência que é a melhor forma de contermos esse impulso ancestral e inconsciente que há dentro de nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...