Ser forte e estar em boa forma física pode ajudar, assim como ter gordura corporal extra. Nosso organismo guarda a energia necessária em forma de gordura, carboidratos e proteínas.
Quando não alimentamos, o carboidrato é a primeira coisa que o corpo utiliza para se manter alimentado. Depois, o corpo começa a consumir a gordura, assim aquelas pessoas cujo corpo possui gordura extra, os gordinhos, certamente sobreviveriam mais tempo. Por último o corpo utiliza as proteínas, se o jejum se estender por muitos dias a ponto do organismo precisar utilizar as proteínas acumuladas, tenha certeza que nessa fase a pessoa está extremamente debilitada.
O que contribui para determinar quanto tempo uma pessoa pode ficar sem comida, é o seu metabolismo, que é a transformação da comida ingerida em energia. Assim, quem possui o metabolismo lento, acaba utilizando a energia armazenada mais devagar e, com isso, pode permanecer mais tempo sem precisar recarregar as energias, ou seja, comer! Uma coisas podemos ter certeza: Nosso organismo é extremamente inteligente, e se ficarmos por muito tempo sem comida (mesmo sendo dias), o metabolismo buscará
a melhor maneira de garantir nossa sobrevivência.
Quando é preciso viver sem comida, um ambiente de alta temperatura significa desidratação mais rápida e se o ambiente é muito frio, o corpo usa a energia acumulada para manter a temperatura corporal. Sem comida, podemos sobreviver por mais tempo se estiver em uma ambiente com temperaturas amenas.
Segundo especialistas, um ser humano saudável pode viver até 8 semanas sem comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário