A carqueja é uma planta brasileira muito usada para fins medicinais. O chá de carqueja é a mais recente receita para quem deseja perder peso, para além das propriedades diuréticas este chá é utilizado para o tratamento de diferentes problemas.
Planta de fácil adaptação, a carqueja, consegue sobreviver em qualquer clima, não necessitando de cuidados especiais, por isso pode ser cultivada em casa.
Mas, o chá de carqueja também é benéfico para: melhora da circulação sanguínea, da digestão.
Ajudar a controlar a diabetes, desintoxicar o fígado, auxiliar no tratamento da anemia
Abrir o apetite, auxiliar no tratamento de doenças digestivas, eliminar vermes intestinais
Combater a febre, auxiliar no combate às inflamações.
Estes benefícios do chá de carqueja devem-se às propriedades medicinais que esta planta possui, como os compostos fenóicos, saponinas, favonas e flavonóides.
Carqueja é uma planta considerada atóxica e sem perigo, mas existem cuidados que devem ser considerados e ela não deve ser usada nos seguintes casos:
Por pessoas que sofram de hipotensão (pressão baixa), já que ela possui propriedades hipotensivas;
Por pessoas que sofram de hipoglicemia.
Observação: Os diabéticos devem fazer controle rigoroso dos níveis de glicemia quando utilizarem esta erva, a fim de não terem uma baixa muito significativa de glicose provocando hipoglicemia.
O chá de carqueja é feito com as folhas da carqueja, uma planta medicinal de nome científico Baccharis trimera, que possui propriedades anti-inflamatórias e antigripais.
Ingredientes
2 colheres (sopa) de folhas picadas de carqueja
500 ml de água
Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. Tome até 3 xícaras do chá de carqueja por dia, pois em excesso pode causar indigestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário