google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Escorpião amarelo: pode levar à morte

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Escorpião amarelo: pode levar à morte

A picada do escorpião amarelo pode levar à morte, nosso vilão brasileiro se reproduz rápido e é o terceiro escorpião mais venenoso da espécie. 
O Tityus Serrulatus, popular escorpião amarelo, originário do Brasil, tem registrado considerável aumento de incidência em várias capitais e cidades do interior do país, inclusive na capital São Paulo (SP). 
Técnicos especializados no controle desta praga dizem que a espécie brasileira é uma das mais perigosas. Sua picada dói muito e pode levar à morte, principalmente em crianças menores de 10 anos e idosos.

Extremo cuidado. Esta é recomendação, quando se trata de lidar com a terceira espécie de escorpião mais venenosa do mundo, é preciso estar informado e prevenido em caso de ter que encarar um animal como este.

O Ministério da Saúde relata que o número de registros de picadas de escorpiões no ano de 2015, chegou ha 74,5 mil vítimas no Brasil, número que vem crescendo há cerca de 4 anos.
 
Efeitos rápido do veneno
Vítimas de ataques de escorpião sentem os efeitos do veneno de imediato, que provoca fortes dores no local, tontura, suor e salivamento excessivo, náuseas e vômitos, além de insuficiência cardíaca e respiratória, com risco de morte.

O veneno age rápido no sistema nervoso e dependendo da quantidade e do estado imunológico da pessoa, pode levar a morte em poucas horas. As reações variam para cada tipo de organismo, mas o ataque requer providencias rápidas e urgentes, se não socorrida a tempo, a vítima pode morrer em questão de horas, principalmente, se for criança ou idoso.

Os escorpiões venenosos produzem um tipo único de veneno, sendo necessário o uso de um tipo apenas de soro, o "soro antiescorpiônico" uma solução injetável, providência urgente que pode salvar a vida da pessoa.
 
Lendas sobre o escorpião
Segundo lendas populares, o escorpião, tem algumas curiosidades como a de "se fazer de morto" por exemplo ou de se "suicidar" perante situação de eminente perigo ou morte, ferroando a si próprio, porém a ciência desmitifica isso e relata que os escorpiões são imunes ao próprio veneno, podendo ficar imóveis, parecendo mortos, causa de vários acidentes.
 
Curiosidades
Há relatos de que eles existam há mais de 400 milhões de anos, é incrível, mas eles conviveram com dinossauros, e sobreviveram a várias catástrofes, graças a sua capacidade de se adaptar e a resistente "armadura" que os "blindam", mantendo líquidos essenciais a sua sobrevivência em seu organismo.

São mais de 1600 espécies catalogadas, presentes em quase todo mundo. No Brasil estão cerca de 140 e apenas 4 delas são venenosas, incluindo o escorpião amarelo, considerado o terceiro mais venenoso da espécie.

Outra característica do inseto e a sua resistência, que pode se instalar em qualquer ambiente e ficar sem se alimentar por até um ano. Biólogos informam que os inseticidas normais não matam esse tipo de aracnídeo, necessitando de uma intervenção com inseticidas apropriados. 
Reprodução independente
Umas das curiosidades da espécie, é que sob condições de calor e alimentados, eles podem se reproduzir sozinhos, num processo chamado de "partenogênese", que é a capacidade de se reproduzir a necessidade de haver um casal (macho e fêmea) um tipo de "reprodução assexuada", (sem contato com outro sexo), onde todo indivíduo adulto pode parir entre 20 e 30 filhotes.

Até pouco tempo acreditava-se só existirem femeas, porém uma descoberta recente, revelou uma colonia com a "divisão de gêneros" machos e fêmeas e reprodução por meio de sexo entre os casais, no estado de Minas Gerais e na Bahia . 

Prevenção é a solução
Se houver incidência de escorpiões na cidade ou bairro, o melhor é se prevenir, não deixando "esconderijos" para o animal (entulho, caixas, pilhas de telhas, tijolos, madeira, etc). Outra dica importante, é não atrair para sua casa o alimento preferido deles, as baratas, principal motivo da invasão dos bichos às residencias, evitando deixar "iscas", como, pias com louças e panelas sem lavar, alem de tampar ralos, sifões, etc., eliminando as baratas estaremos evitando também, a presença deles.

O aumento nos índices de sua incidência esta ligado, não só a sua alta capacidade de reprodução e resistência, mas também ao aumento de ambientes favoráveis a sua proliferação, como acúmulo de entulho e lixo nas ruas, lixões próximos a áreas urbanas, terrenos e prédios abandonado. A isto se junta a falta de iniciativa, por parte de órgãos competentes, de programas de controle de pragas.

A falta de um programa específico de combate do Tityus Serrulatus, e também a outras espécies que estão na lista de sua cadeia alimentar, a exemplo das baratas, uma das primeiras da lista, também tem contribuído para atrair o animal para os centros urbanos. 

O que fazer quando encontrar um escorpião
É preciso muito cuidado ao se deparar com um escorpião de qualquer espécie. Não é recomendável "pisar" no bicho para matá-lo. Além de se tratar de um animal muito ágil, de peculiar mobilidade, o seu esqueleto externo (exoesqueleto) é uma estrutura dura, difícil de ser esmagada, além do que deixará o bicho mais agressivo, podendo "revidar" rapidamente. Vale lembrar que as duas presas dianteiras do aracnídeo não são o perigo, e sim a sua cauda onde está localizado o ferrão, usado com grande agilidade.

Tentar contê-lo com um rodo, por exemplo e esmagá-lo com um objeto resistente seria o mais seguro, evitando sempre tocar no bicho. Vale lembrar que uma borrifada de inseticida não vai matá-lo; antes deixá-lo mais agressivo do que vulnerável. 

Contrate um especialista.
No caso de descobrir um foco de escorpiões, ou de sua constante manifestação, a recomendação é contactar uma empresa especializada no combate à pragas, além de contactar o órgão de saúde competente de sua cidade e comunicar o fato, lembrando que este animal é imune a maioria dos inseticidas comuns, disponíveis no mercado.

A verdade é que quase todo mundo morreria do coração diante de um escorpião, mas o que nem todas as pessoas sabem é que esse bichinho não é o maior inimigo do homem na natureza selvagem. Não mesmo. Todo escorpião tem um ferrão, que nada mais é do que o instrumento que o bichinho utiliza na hora de caçar e paralisar suas presas, que são geralmente insetos e aranhas. Se esse ferrão chegar até você, talvez você nem morra.
Sinais e sintomas pós picada
As manifestações locais são: Dor no local intensa e imediata podendo
espalhar-se por todo o membro e ser acompanhada de parestesia, eritema e
sudorese localizada no local da picada.
Em crianças as manifestações podem ser ainda sistêmicas e graves
evoluindo em minutos ou de 02 a 03 horas, com hipo ou hipertermia, sudorese
profusa, agitação psicomotora, tremores, náuseas, vômitos, sialorreia,
hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca
congestiva, edema pulmonar agudo e choque.
 
O que fazer em caso de acidente:
- Limpar o local da picada com água e sabão;
- Aplicar uma compressa limpa e morna sobre a picada enquanto aguarda socorro ou vai para o hospital, porque alivia a dor;
 - Não aplicar gelo ou por uma compressa fria porque aumenta a dor;
- Não amarrar ou fazer torniquete;
- Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada;
- Não aplicar nenhum tipo de substância;
- Não fazer uso de bebida alcoólica;
- No caso de não poder fazer estes passos, deve apenas aguardar socorro e não mexer na lesão, procurando controlar a ansiedade através de respirações profundas e
- Ir para o hospital o mais rápido
ou chamar o SAMU ligando para 192 e, se possível, levar o escorpião para identificação.
Algumas lendas populares fazem referências erradas a este perigoso vilão brasileiro. Clicando aqui você pode ter mais informações sobre os hábitos e características do escorpião amarelo. Visite também o site da APRAG, (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas). #Animais #Violência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...