google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é diabetes mellitus? Tipos, sintomas e diagnostico

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

O que é diabetes mellitus? Tipos, sintomas e diagnostico

A diabetes mellitus (dm) ou diabete melito é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Ela pode ser dividida em dois tipos: a diabetes de caráter hereditário e a diabetes que é adquirida por conta dos maus hábitos alimentares, do sedentarismo e obesidade.

Quais São os Tipos de Diabetes Mellitus?
A diabetes pode ser classificada basicamente em Mellitus tipo 1 e tipo 2. A tipo 1 é a diabetes que acomete adolescentes e crianças, fazendo com que o pâncreas não produza insulina ou produza insuficientemente. Já a Diabetes Mellitus tipo 2 ocorre mais em pessoas obesas, em pessoas acima dos trinta anos ou idosos. Nesse tipo de diabetes melito, a insulina é produzida, mas não faz efeito no organismo.


Existem ainda outros tipos mais raros, tais como o diabetes mellitus gestacional e diabetes emocional.

Quais são os sintomas da Diabetes Mellitus?

A lista de sintomas da diabetes Melito é grande. Deve-se ficar atento a sinais como: sonolência, infecções que acontecem com facilidade, aumento da quantidade de urina (vontade de urinar toda hora), náuseas, apetite exagerado, aumento do açúcar no sangue e visão esfumaçada. A perda de peso também é um fator que pode ser associado.
 
Como é diagnosticada?
É preciso deixar claro que a diabetes é uma doença cujos sintomas podem ser confundidos com vários outros males. Assim, fica mais difícil o diagnóstico. Para diagnosticar a ocorrência da diabetes Melito é necessário que se faça alguns exames específicos que meçam a quantidade de glicose presente no sangue.

Um dos exames que podem ser usados no diagnóstico da diabetes é a hemoglobina glicada, que avalia a glicose em um período de três meses. O teste em jejum também é válido, sendo que seu resultado é mais confiável quando o exame é feito no período da manhã. Outra opção é o teste oral de tolerância à glicose, que consiste em etapas de ingestão de açúcar, assistidas por especialistas.

Diabetes Gestacional
É a diabetes que aparece durante a gravidez, pois o corpo da mãe não é capaz de produzir uma quantidade suficiente de insulina.

A concentração elevada de açúcar no sangue da mãe passa para o desenvolvimento do bebê através da placenta, o que pode provocar problemas de saúde.

Normalmente, a diabetes gestacional começa na segunda metade da gravidez e desaparece depois do parto, o que a diferencia das formas mais comuns de diabetes, que, quando aparecem, são permanentes. Todavia, cerca de 30% das mulheres grávidas que foram vítimas da diabetes gestacional podem chegar a ter diabetes tipo 2 no futuro.

Complicações da Diabetes
Os pacientes precisam ficar atentos e fazer o tratamento para diabetes mellitus corretamente e manter a diabetes controlada, uma vez que a doença não tratada adequadamente pode trazer uma série de complicações, dentre elas a cegueira, o pé diabético e a retinopatia diabética, entre outras complicações de saúde graves.
fatordiabetes

VÍDEO: Domingo Espetacular → Diabetes Controlada Dr Rocha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...