google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Memorizar: confira dicas de estudiosos e leitores assíduos para memorizar o que você acabou de ler

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Memorizar: confira dicas de estudiosos e leitores assíduos para memorizar o que você acabou de ler

Muitas pessoas admitem que esquecem grande parte do que leram, não importa o quanto gostaram do texto. Mas, só porque o esquecimento é um fenômeno humano, não quer dizer que você deveria simplesmente aceitar.

Publicidade
De fato, há diversas estratégias simples e criativas para guardar o que você lê – seja romances, artigos ou livros científicos. Para descobrir quais são algumas dessas técnicas, nós examinamos a discussão do Quora, “Como você se lembra do que acabou de ler?” e vasculhamos a internet à procura de conselhos de outros leitores. 

Abaixo estão oito das técnicas mais práticas (parabéns se você puder lembrar todas as oito amanhã): 

1.Faça anotações na página 
“Nunca leia sem um lápis”, diz o usuário do Quora Deniz Ates.

 “Grife frases que são confusas, interessantes ou importantes. Risque linhas ao lado de parágrafos importantes. Desenhe diagramas para ver a estrutura das ideias principais”. 

2. Faça perguntas a si mesmo sobre o material Ingrid Spielman recomenda interagir com o texto fazendo perguntas a si mesmo enquanto lê. Se estiver lendo um livro, a pergunta pode ser simples como “Qual é a ideia principal dessa parte?”. Se estiver lendo uma ficção, você pode se perguntar “Quais são os motivos do personagem?” e “Se pudesse reescrever, como seria sua versão?”. 

3. Dê uma olhada rápida primeiro 
Um usuário anônimo citou o artigo de Bill Klemm, professor de neurociência, que destaca a leitura dinâmica como estratégia principal para se manter informações. A ideia aqui não é pular o processo inteiro de leitura. Ao invés disso, você vai vasculhar o texto atrás de topicos importantes e palavras-chave antes para que saiba o que esperar quando, de fato, começar a ler. Estar familiarizado com os temas gerais, afirma Klemm, irá ajudá-lo a se lembrar das particularidades. 

4. Impressionar, associar, repetir Um usuário do Stack 
Exchange diz que a memória é um processo de três partes. A primeira parte é a impressão. Você pode aumentar a impressão que o texto causa ao desenhar a situação em sua mente ou se imaginar participando dos eventos descritos. A segunda parte é a associação ou conectar o material com algo que você já conhece. Por exemplo, talvez um dos personagens tenha o nome parecido com o do seu amigo. A terceira parte é a repetição. Quanto mais ler o material, mais forte será sua memória. Se você não quer reler um livro inteiro, tente realçar algumas partes do texto onde você pode voltar. 

5.Apresente a informação aos outros Especialistas dizem que se você quer lembrar o que experienciou é importante fazer algo com essa informação. Dois usuários do Quora listaram que falar sobre o que você lê é útil para processar novos materiais. Venkatesh Rao sugere escrever um blog ou tentar explicar aos outros o que você acha que aprendeu. 

E mais: se você descobrir que não consegue explicar, talvez precise reler. 

6. Leia em voz alta Outro usuário anônimo disse “Eu tenho que ler em voz alta a maior parte do tempo para entender e lembrar o que li”. Escritor da Psychology Today, o psicólogo Art Markman afirma que essa estratégia funciona melhor quando há poucos itens importantes a serem lembrados. Isso ocorre porque as frases que você fala (ou sussurra) em voz alta têm uma característica distinta. Você se lembra de falar e de ouvir os itens, então sua memória é diferente da memória de quando você leu em silêncio. 

7. Leia no papel 
E-readers são ferramentas convenientes para quando você quiser levar uma tonelada de livros nas férias e para baixar histórias em um instante. Mas pesquisas indicam que eles podem enfraquecer suas memórias. Um estudo descobriu que, quando pessoas leem a mesma história no papel ou em um Kindle, os leitores do papel se melhor lembraram da cronologia da história.

A principal autora do estudo, Anne Mangen, afirma que isso é possível porque a pilha de páginas em suas mãos cria um “senso tátil de progresso” que você não sente em um Kindle (claro, é possível que pessoas acostumadas com o Kindle não apresentem esse problema). Enquanto isso, outra pesquisa de Mangen descobriu que colegiais performaram melhor em um teste de leitura e compreensão quando leram o texto impresso em vez de na tela do computador. 

8.Se familiarize com o tópico primeiro 
O blogueiro Ryan Battles recomenda adquirir algum conhecimento prévio antes de mergulhar em um texto. “Quanto mais você entender sobre um tema em particular mais ‘ganchos’ manterão os fatos”. Presumidamente, isso ocorre porque você será capaz de fazer associações entre novas informações e o que você já sabetutano.trampos


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...