google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Curiosa e longa história das tatuagens, entenda como é feita

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Curiosa e longa história das tatuagens, entenda como é feita

A história das tatuagens é muito longa e interessante. Mas como eles são feitos e quem inventou a pistola de tatuagem?

A longa e fascinante história das tatuagens
Tatuagens são uma forma de arte que envolve pigmento inserido na pele para mudar sua cor permanentemente. Esta prática é realmente muito antiga e pode ser apenas a própria incorporação da auto-expressão.

No artigo a seguir, faremos um breve passeio pela história das tatuagens e descobriremos quem inventou a primeira máquina de tatuagem ou arma.

Há quanto tempo existem tatuagens?
De acordo com registros históricos e sítios arqueológicos, a tatuagem tem sido praticada por humanos há muito tempo. Ferramentas que parecem ter sido criadas especificamente para a criação de tatuagens foram encontradas em sítios pré-históricos na França, em Portugal e na Escandinávia.

A mais antiga prova física de tatuagens foi encontrada em uma antiga múmia dos Alpes chamada Ötzi. Este humano pré-histórico foi datado em torno do 5º ao 4º milênio aC.

Também é amplamente conhecido que as antigas tribos germânicas e celtas praticavam a tatuagem como uma cultura. Várias antigas múmias egípcias também foram encontrados para ter tatuagens sobre eles.

Acredita-se também que muitas culturas antigas, como no Egito e na Índia, usavam tatuagens como uma forma de cura e culto religioso. Mas também se especulou que as tatuagens também eram usadas para denotar status social ou marcar alguém como punição.

Na antiga Egpyt tatuagens parecem ter sido usadas para aliviar problemas de saúde dolorosos como peritonite pélvica crônica (inflamação do peritônio).

Nas Filipinas, as tatuagens também foram usadas como marcas de classificação e realização e também se acreditava que dariam ao usuário propriedades mágicas.

Os gregos e romanos antigos também são conhecidos por terem tatuado seus escravos e criminosos para que pudessem ser mais fáceis de identificar se eles escapassem.

Mas tudo isso mudou na Europa, pelo menos, com a ascensão e adoção em massa do cristianismo sob o Império Romano. Tatuagens foram repentinamente consideradas uma prática bárbara e lentamente desapareceu em todo o império.

Durante a Era dos Descobrimentos e como as rotas comerciais transoceânicas começaram a se desenvolver, o tabu em torno das tatuagens começou a desvanecer-se, embora muito lentamente, a princípio. Viajantes como Sir Martin Frobisher, William Dampier e o Capitão James Cook costumavam levar para casa indígenas de lugares que visitavam e muitas vezes eram tatuados.

As tatuagens começaram a ser adotadas por marinheiros e outros membros das chamadas "classes mais baixas", mas se tornaram mais amplamente aceitas socialmente. Como a arte se desenvolveu na Europa novamente, a tatuagem tornou-se um hobby da aristocracia que tinha meios para pagar por profissionais talentosos.

Mas novamente isso não durou. Como os preços de tatuagem começaram a cair, foi mais uma vez visto como a única prática das classes mais baixas. Ele manteria esse estigma social por muitas décadas até a década de 1960.

Após esse período, as tatuagens mais uma vez começaram a ganhar maior aceitação social e passaram a ser vistas como uma forma de autoexpressão.

Hoje, tornou-se tão popular que até mesmo a Mattel começou a vender bonecas Barbie com tatuagens. Pessoas de ambos os sexos, de todas as classes econômicas e de todas as idades, usam tatuagens se quiserem.

Como as tatuagens são criadas?
As tatuagens são criadas depositando tinta ou pigmento na segunda camada da pele chamada derme. Esta camada de sua pele nunca é derramada, como a epiderme, e assim a tatuagem permanece no lugar e não está perdida.

Para fazer isso, os tatuadores precisam usar uma variedade de agulhas carregadas de tinta para perfurar a pele e injetar uma pequena quantidade de tinta nesse ponto.

Isso é feito milhares de vezes para completar uma imagem ou texto na sua pele. Embora tradicionalmente isso fosse feito à mão, os tatuadores modernos usam uma ferramenta especial chamada máquina de tatuagem ou arma.

À medida que as agulhas penetram na pele, a tinta é arrastada para a derme e deixada no lugar quando a agulha se retrai. As agulhas dos dias atuais tendem a aparecer em três formas, mas os tatuadores podem usar até 25 agulhas diferentes para seu trabalho.

As agulhas com menos pontos tendem a ser usadas para delinear, enquanto as agulhas de muitas cabeças tendem a ser usadas para sombreamento e coloração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...