google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Mitos ou verdades dermatologista tira a duvida sobre o envelhecimento da pele

domingo, 18 de novembro de 2018

Mitos ou verdades dermatologista tira a duvida sobre o envelhecimento da pele


Pele oleosa envelhece menos. Verdade. A pele oleosa é mais resistente à ação dos raios ultravioleta do sol e sofre menos os seus efeitos nocivos, que levam ao envelhecimento cutâneo.

A luz da tela de computadores e a luz artificial (luz fria) de escritórios aceleram o envelhecimento da pele. Mito. A carga de radiação ultravioleta emitida pela tela de computadores e pela luz fria é muito pequena, insuficiente para causar prejuízos à pele. A carga de radiação ultravioleta emitida pela tela de computadores e pela luz fria é muito pequena, insuficiente para causar prejuízos à pele.


Publicidade

Tomar muitos banhos faz mal à pele. Verdade.


A água em si não faz mal à pele, mas o uso excessivo de sabonetes retira a camada de oleosidade que mantém a integridade da pele. Como consequência surge o ressecamento da pele.

Passar soro fisiológico na pele faz bem. Mito. Soro fisiológico basicamente é água com sal, não tem qualquer efeito benéfico para a pele.

O uso de hidratantes após o sol evita o envelhecimento da pele. Mito. A hidratação não vai evitar o envelhecimento da pele, combaterá apenas o seu ressecamento. O envelhecimento cutâneo depende de vários outros fatores.

As câmaras de bronzeamento artificial são prejudiciais à pele. Verdade. Tanto os raios ultravioleta, provenientes do sol, como o das câmaras de bronzeamento são danosos a ela, e provocam o envelhecimento, além da predisposição ao câncer de pele.

Acima do FPS 15 todos os filtros solares são iguais. Mito. Ao usar um protetor solar FPS 15, a pele levará um tempo 15 vezes maior para se queimar do que sem proteção nenhuma. Usando um protetor com FPS 30, este tempo será 30 vezes maior, e assim por diante.

Mesmo os filtros solares com FPS alto devem ser reaplicados a cada 2 horas. Verdade. No caso de pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol, o filtro solar deve sempre ser reaplicado a cada 2 horas, melhorando a sua proteção.

Pessoas de pele mais escura não têm câncer da pele. Mito. As pessoas de pele escura tem maior proteção contra a radiação ultravioleta, mas mesmo assim, podem desenvolver o câncer da pele, apesar da incidência ser bem menor do que nas pessoas de pele clara


Os desodorantes antitranspirantes podem provocar câncer de mama. Mito. Não existe qualquer relação entre o uso do desodorante antitranspirante e o câncer de mama. O desodorante pode provocar um quadro obstrutivo das glândulas sudoríparas das axilas, formando nódulos inflamados e dolorosos na região.

Calos só desaparecem se forem lixados. Mito. O calo nada mais é que uma resposta da pele a um traumatismo constante e repetido. A pele no local ficará mais grossa e resistente. Lixar o calo vai apenas desgastá-lo, afinando a pele, no entanto, o calo voltará a crescer se a causa não for eliminada.

As estrias não tem cura. Verdade. As estrias são irreversíveis, e os vários tratamentos disponíveis como mesoterapia, peelings, laser, subcisão, dermoabrasão e até o uso de certos tipos de ácidos apenas irão melhorar o aspecto das lesões tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio ao redor. Nenhum tipo de tratamento pode fazer a pele voltar ao que era antes.

Alguns tipos de cremes podem acabar definitivamente com a celulite. Mito. Cremes para celulite não tem a capacidade de alterar a estrutura do tecido gorduroso e o seu uso não vai acabar de vez com a celulite. O tratamento da celulite envolve antes de tudo mudanças de hábitos alimentares e de saúde.


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...