Você já ouviu falar na chia? A sementinha era uma das principais fontes de alimentação dos povos andinos da era pré-colombiana. Era cultivada no México e na Guatemala e consumida principalmente pelos Maias e Astecas para aumentar a resistência física.
Publicidade
Publicidade
"A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica - são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa colherzinha diária pode fazer pela sua saúde!
Hoje, vem sendo estudada e diversos são os benefícios encontrados relacionados ao seu consumo. Conheça abaixo quais são os principais nutrientes e benefícios que o consumo de chia irá proporcionar para a alimentação:
Hoje, vem sendo estudada e diversos são os benefícios encontrados relacionados ao seu consumo. Conheça abaixo quais são os principais nutrientes e benefícios que o consumo de chia irá proporcionar para a alimentação:
Em contanto com líquidos, a semente de chia após aproximadamente 30 minutos começa a formar o gel, característica das fibras solúveis. Este gel, ou gelatina, provoca um atraso no esvaziamento gástrico, o que leva a maior sensação de saciedade. Além disso, o gel formado aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino.
Ômega 3
A chia oferece uma grande concentração de ômega 3, substancia fundamental para a manutenção da saúde cardiovascular. Esse tipo de gordura do bem diminui os níveis de triglicérides, aumenta os níveis de HDL e diminui o risco de problemas cardiovasculares.
Proteínas
A chia possui maior quantidade de proteínas quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia e o trigo. Por isso, pode ser uma ótima opção para praticantes de atividades físicas, já que a semente ajuda na manutenção de massa muscular.
Vitaminas e minerais
A chia é fonte de vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso. Além disso, possui diversos minerais como o cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro e cobre. O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose. E o ferro, pode ser um ótimo aliado no combate de anemias.
Mais cálcio que o leite
Essa é para os intolerantes à lactose e precisam de uma
fonte de cálcio segura - segundo a nutricionista Vivian Goldberger, do
Emagrecentro, 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de
sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral - que tem em
média 246 mg do nutriente. "O cálcio presente na chia ajuda na formação da
massa óssea, evitando a osteoporose", explica a nutricionista Roseli
Rossi. Uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas
necessidade diárias de cálcio.
Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e
outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva -
necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. De acordo com a
nutricionista Vivian Goldberger, 100 gramas da semente de chia oferecem três
vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para
ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades
diárias em ferro.
Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha
e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em
geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas,
tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas. dietaesaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário