google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira como fazer o seu cachorro parar de destruir a sua casa

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Confira como fazer o seu cachorro parar de destruir a sua casa

Existem motivos para os cães morderem os móveis e objetos, como ansiedade e energia mal administrada.
 
Antes de adotar um filhote de cachorro, os futuros donos avaliam vários aspectos para ter certeza se devem ou não ter um pet, como se existe condição financeira de criá-lo e se ele não ficará muito sozinho em casa. 

Publicidade

E, além dessas preocupações, em algum momento os futuros proprietários irão se perguntar: será que o cachorrinho destruirá os móveis da casa?

Não é regra que todos os filhotes tenham esse comportamento, mas é algo que pode acontecer e vale a preocupação antecipada. Muitos donos ficam loucos e não sabem o que fazer ao verem os móveis roídos, o sofá com rasgos, fios e cabos destruídos, objetos mordidos ou quebrados, entre outros.
Existe uma razão para os cães terem tal comportamento, especialmente os filhotes. Pensando nisso, iremos explicar o porquê sua mobília vive destruída e seu pet não consegue se conter, por mais que brigue várias vezes com ele. Além disso, iremos dar dicas para evitar este comportamento e quem sabe salvar os móveis e seus chinelos. 

Por que o cachorro destrói móveis e objetos?
Quando filhotes, os cães se assemelham muitos aos bebês humanos. Quem tem filhos ou convive com criança pequena sabe que eles adoram morder tudo quando os dentes estão crescendo. É por isso que os pais compram mordedores, para ajudar durante esta fase. E o mesmo ocorre com os cachorrinhos.

Os filhotes sentem dor na gengiva quando os dentes estão crescendo, pois elas estão ainda se desenvolvendo. Isso gera muita ansiedade e, para aliviá-la, ele morde.

No entanto, como ainda é novinho, não entende que não pode morder os móveis e objetos. Além disso, provavelmente por causa da pouca experiência, não compreende quando é castigado ou recebe um não, pois é um procedimentos que deve ser repetitivo e constante.

Por isso, é preciso ter calma e paciência com o filhote. Ele não está tendo este comportamento porque é teimoso ou bagunceiro, mas sim porque necessita. Mas, por sorte, existem alguns métodos que evitam o cachorrinho destruir tudo.

Fora isso, é bem provável que quando crescer ele pare de morder móveis e objetos. O problema é quando tal comportamento persiste. No geral, a causa é ansiedade ou energia mal administrada, como não levá-lo para passear, não brincar e deixá-lo preso o dia todo em casa. Também existem dicas para melhorar esta atitude do cão adulto. 


No caso dos filhotes, a melhor solução é comprar um mordedor. Existem diversos tipos em pet shops, das mais variadas cores, formatos, textura, tamanhos, com ou sem som, entre outros. A ideia é que o brinquedo chame sua atenção e o faça parar de morder móveis e objetos. Por isso, compre uns dois modelos diferentes para o cão experimentar e ver qual mais gosta. 


Assim que adquirir o mordedor, o animal precisa entender que ele representa algo bom. Então, coloque-o num local vazio da casa, de preferência com espaço para se movimentar, e entregue o presente. Quando ele começar a morder e brincar com o objeto premie-o com petiscos e diga palavras animadas, como “muito bem” e “parabéns”. Sempre repita este processo para o pet compreender que o mordedor é a coisa certa para morder.

Pode demorar um tempo até ele entender que não deve destruir objetos e móveis, então também será preciso educá-lo neste aspecto. Quando vê-lo mordendo algo que não deve, diga um “não” firme e aponte para o mordedor. Se não conseguir chamar sua atenção, dê um toque no ombro enquanto diz “não”. Depois, coloque-o em outro espaço da casa e ofereça novamente o brinquedo.

Brinquedo de cachorro é muito importante para estimular o pet a gastar energia

Outro método é levá-lo regularmente para passear. Além de permitir que ele gaste energia e realize exercícios físicos, é também uma válvula de escape para a ansiedade acumulada. Isso irá diminuir a vontade de morder e, consequentemente, seus móveis serão menos destruídos.

Por último, tranforme sua residência em “à prova de cães”. Evite deixar objetos pequenos à vista, tampe tomadas, deixe gavetas de fácil acesso trancadas, esconda fios, etc. Estas pequenas precauções evitam que o cão crie o hábito de morder. Outra dica interessante é passar spray repelentes de gosto amargo nos móveis e objetos. Este produto vende em pet shops e serve justamente para afastar o animal. Passe todos os dias o repelente nos locais se quiser que a proteção seja eficaz.

O que fazer quando meu cachorro adulto ainda morde móveis e objetos?
O método continua o mesmo quando filhote: adquirir um mordedor. Lembre-se de comprar um modelo que ele goste, então escolha mais de um, de formas diferentes, e veja qual chama mais sua atenção.

Repita o mesmo processo ensinado anteriormente. Entregue o mordedor, premie sempre que mordê-lo e diga palavras animadas quando fizer a coisa certa. Também repreenda quando vê-lo destruindo a mobília ou algum objeto. Diga um “não” apenas se pegá-lo no flagra, pois fazer isso depois só gerará confusão no animal. Normalmente um cão adulto entende melhor o que é certo e o que é errado, mas ainda assim será preciso calma e paciência para

Se você comprou vários mordedores, ensinou corretamente, usou repelentes e mesmo assim não está resolvendo, a melhor solução é procurar um profissional na educação do cachorro. Contrate um treinador para adestrar o cão e acabar de vez com a mania de morder móveis e objetos. Saiba que, se esse problema persistir, irá gerar ansiedade no pet e em você, por isso é melhor resolver antes que piore.petlifebh

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...