google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Está abusando do açúcar, veja o riscos do consumo excessivo de açúcar

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Está abusando do açúcar, veja o riscos do consumo excessivo de açúcar

Surgiram algumas espinhas, se sente inchado e tem problemas para dormir? Talvez a causa seja sua sobremesa.

O açúcar é um dos alimentos causadores de acne. 
Nem sempre é fácil evitar o consumo de açúcar. Presente em pães, massas, doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas e também nas frutas, ele deve ser consumido com moderação, de acordo com especialistas.

Publicidade
Em muitos casos o açúcar é bom para o corpo. As frutas, por exemplo, carregam açúcar, assim como é fonte de antioxidantes, fibras e outros nutrientes.

No entanto, o consumo excessivo de açúcar -- ainda mais o refinado, que usamos em casa -- pode acarretar em diversos problemas de saúde, não apenas o sobrepeso. O site americano Daily Meal, especializado em alimentação, elencou alguns sinais que o corpo dá quando alguém exagera no consumo do açúcar. Veja:

Pele ressecada
O açúcar é um soluto, o que significa que absorve mais água do corpo. O consumo excessivo do ingrediente pode causar um desequilíbrio de fluídos e desidratação geral, que pode afetar a pele. Certifique-se de beber muita água e monitorar a quantidade de açúcar que você realmente come durante o dia.

Fruta não parece tão doce
É fácil preferir um bombom a uma fruta. Se você faz esta escolha um hábito, possivelmente você não vai sentir o sabor doce da fruta como antes.

Existem diferentes tipos de açúcares -- alguns são naturais, outros são refinados. Os refinados, o "branco", são piores para o corpo humano. E são exatamente estes que são usados pela indústria para criar os alimentos processados, como biscoitos, refrigerantes, congelados, etc.

O problema é que comer este açúcar em excesso vicia seu paladar, o que faz com que você pare de sentir os açúcares naturais e outros sabores mais suaves.

Você não dorme direito
Como o açúcar é fonte em energia, ele pode dar uma turbinada quase que instantânea no seu dia. Segundo o site Daily Meal, especialistas aconselham evitar doces depois das 17h para pessoas que têm dificuldade em ter uma boa noite de sono. Se você gosta de comer um docinho após o jantar e, depois, não consegue dormir direito, a solução pode ser esta.

Você está mais preguiçoso
Normalmente, pessoas que comem muito açúcar e carboidrato, esquecem de dar a mesma importância às proteínas e gorduras boas. A falta destes nutrientes faz com que o a pessoa se sinta mais cansada e lenta, pois o corpo tem apenas um tipo de energia: o açúcar.

Você está sem foco
Outro sintoma comum de excesso de açúcar no sangue é a dificuldade em se concentrar e pensar com clareza. Apesar de o açúcar te deixar mais enérgico, picos constantes do nível de glicose no sangue também podem atrapalhar sua concentração.

Seu humor muda rapidamente
Quando você come muito açúcar, acontece uma reação imediata em seus hormônios. Você tem um pico de insulina e serotonina, o hormônio da felicidade, seguindo de uma enorme queda de ambos. Isso acontece, sobretudo, quando se consome o açúcar refinado e carboidrato simples, que metaboliza muito rápido. O resultado é que o humor varia rapidamente de um extremo bem estar à sensação de tristeza.

Você se sente inchado
O inchaço é uma coisa natural e pode acontecer por diversos fatores. Mas, se você se sente constantemente inchado, pode ser algum problema digestivo. O açúcar pode ser um dos culpados. Segundo a publicação, ele alimenta algumas bactérias "ruins" do seu intestino, enquanto alguns pães não são tão fáceis de serem digeridos no estômago. Dê um tempo dos carboidratos.

Inchaço ou inflamação, juntamente com gases doloridos, bem como outros desconfortos digestivos, podem ser causados ​​por diferentes alimentos. E comer muito açúcar é um deles! Como o inchaço está diretamente relacionado ao que você come e ao que seu corpo tenta digerir, o açúcar desempenha um papel importante. Se os açúcares forem mal absorvidos no intestino delgado, eles entrarão no intestino grosso, onde geralmente agem como uma bactéria produtora de gases.

Muito açúcar pode causar estragos em seu estômago, é por isso que você deve evitar comer adoçantes, refrigerantes diet e lanchinhos. É interessante notar que os alimentos que afirmam não ter açúcar estão repletos de poliálcoois ou açúcares alcóolicos, que contêm compostos de sabor doce difíceis de digerir.

Você está com acne
O açúcar é um dos alimentos causadores de acnes. Não todos alimentos que contêm açúcar causam espinhas e oleosidade, mas estudos já provaram a relação entre o consumo de açúcar refinado ao aumento da prevalência de acne.
Você tem cáries

Como já recomendam os dentistas, evitar doces pode trazer benefícios aos seus dentes. Constantes cáries são um sinal claro de que você precisa dar uma freada no consumo de doces.

Envelhecimento precoce
Comer um chocolate aqui, outro ali, não envelhece ninguém. Mas comer muito doce todos os dias pode causar danos às proteínas da sua pele.

Você está sempre com sede
O açúcar, assim como o sal, causa sensação de desidratação se consumido em excesso. Devido à grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea, seu corpo precisa de mais água para se equilibrar. Isso causa retenção de líquidos -- efeito que ajuda na sensação de inchaço após se esbaldar em uma sobremesa. 

Dor muscular e das articulações
Você sente que parou de fazer caminhadas regulares, jardinagem ou praticar algum esporte porque sofre de dores musculares? Estes podem alguns dos muitos sinais que seu corpo dá para avisá-lo sobre os processos inflamatórios que acontecem dentro dele. Altas quantidades de açúcar em sua dieta fazem com que as células imunes secretem mensageiros inflamatórios no sangue, que tentam quebrar os produtos finais da glicação avançada, ou proteínas unidas a uma molécula de glicose.

Quanto mais açúcar você ingerir, mais aparecerão os produtos finais da glicação, o que fará com que o envio de mais mensageiros inflamatórios interrompa o ciclo. Tal cascata de reações bioquímicas poderia eventualmente resultar em artrite, catarata, doença cardíaca, falta de memória ou pele enrugada.

O desejo constante de doces e outras comidas açucaradas
O açúcar é processado muito rápido, deixando você com fome, mesmo que tenha comido um bolinho há apenas uma hora. Na verdade, o açúcar é conhecido por liberar dopamina, semelhante ao que você sentiria ao usar drogas viciantes. O neurotransmissor dopamina é liberado pelos neurônios nesse sistema em resposta a um evento recompensador (neste caso, a comida açucarada). Esta química em particular é famosa por nos manter de bom humor.

O cérebro considera o açúcar uma recompensa ou um presente, e quanto mais açúcar você come, mais o seu copo o desejará. É um ciclo vicioso e viciante. Além disso, alimentos com alto teor de açúcar não farão com que você se sinta satisfeito, porque não contêm nenhum alimento útil ou nutritivo.

Altas e baixas de energia
A glicose é responsável pelo fornecimento de energia ao corpo, por isso é muito importante manter um nível adequado de açúcar no sangue. Qualquer alteração ou desigualdade pode levar a um efeito ioiô nos níveis de energia durante o dia. Quando você come doces, o pâncreas libera insulina, que ajuda a transportar a glicose para as células e deixa você com muita energia. Quando o ciclo termina, você sente que o nível de energia diminui porque seu corpo quer mais açúcar.

Para manter seus níveis de energia constantes, evite comer doces ou lanches não saudáveis, que também contêm açúcares. Em vez disso, opte por proteínas magras e gorduras saudáveis. Desta forma, você estará recebendo energia “real” de alimentos saudáveis ​​para o seu corpo. Além disso, com este nível mais uniforme de açúcar no sangue, você evitará picos e quedas de energia.

Erupções cutâneas constantes
Alimentos que contêm adição de açúcar (ou açúcar processado nos alimentos) fazem com que os níveis de insulina subam e o processo de glicação ou ligação de moléculas de proteína comece. Assim que a glicose entra no sangue, inicia-se uma série de processos fisiológicos complicados que, em última análise, podem causar inflamação e problemas de pele. Esse aumento na insulina pode eventualmente aumentar a atividade das glândulas sebáceas na pele e ativar os processos inflamatórios.

Isto significa que uma dieta rica em açúcar está associada a um maior risco de aparecimento de acne. Se a aparência da pele lhe incomoda por ter surtos deste tipo e nenhum dos tratamentos parece ajudar, tente mudar seus hábitos alimentares. Nós não insistimos em eliminar completamente o açúcar da sua vida, mas você pode querer consumir menos alimentos que o contenham.

Aumento de peso
Nunca é uma surpresa agradável descobrir que o jeans fica mais apertado na cintura. Certamente você nunca pensou que um bolinho de chocolate que comeu uma semana antes poderia ser contraproducente de uma forma tão desagradável! No entanto, um dos sinais mais óbvios de exagerar com o açúcar é ganhar peso extra.

Lanches e doces geralmente são armazenados em diferentes partes do corpo, mas principalmente na região abdominal e quadris. Um alto nível de açúcar aumenta a produção de insulina, que armazena o excesso de gordura nos lugares acima mencionados, mais do que em outros.

Resfiado frequentes e gripes
Comer ou beber muito açúcar impede que as células do sistema imunológico ataquem as bactérias quando você fica doente. A vitamina C de que seu corpo precisa para combater a gripe é muito semelhante em sua estrutura química à glicose. Em vez de procurar ou trabalhar com vitamina C, seu sistema imunológico toma glicose, que não tem poder contra as bactérias da gripe. Portanto, em vez de combater uma doença, seu sistema imunológico sofre com isso.

Para evitar este tipo de situação, reduza os doces quando perceber que corre o risco de contrair uma gripe ou resfriado; além disso, coma mais frutas e vegetais que são ricos em nutrientes e vitaminas C e E, bem como betacaroteno e zinco.

Quanto de açúcar é muito?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dose recomendada de açúcar deve ser inferior a 10% da sua ingestão diária de energia. Estes 10% diários equivalem a 7 colheres de chá de açúcar.Indiscutivelmente o açúcar é saboroso e todos nós amamos, mas comer demais pode ter muitas consequências prejudiciais. De fato, apenas 4 gramas de carboidratos equivalem a 1 colher de chá de açúcar em seu corpo. Portanto, tenha cuidado com os sinais e sintomas discutidos acima e tente reduzir sua ingestão diária de açúcar. E procure encontrá-lo em produtos naturais, como frutas, legumes, nozes ou cereais. huffpostbrasil


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...