google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O cuidador e o desafio cotidiano com o doente de Alzheimer

sábado, 29 de setembro de 2018

O cuidador e o desafio cotidiano com o doente de Alzheimer

Cuidar de uma pessoa com doença de Alzheimer em casa é uma tarefa desafiadora para qualquer família. As mudanças são significativas e as necessidades do paciente precisam ser entendidas e incorporadas na rotina familiar.


Publicidade
Mas é comum que os comportamentos difíceis de que tem a doença gerem um enorme estresse físico e emocional nas pessoas ao redor. Por isso, é importante que o cuidador tire um tempo para relaxar e cuidar de si e, se sentir necessidade, contrate um profissional.

Além disso, é fundamental criar um plano de ação e adotar algumas estratégias que facilitam o dia a dia de todos os afetados:

Planejar o dia - uma agenda bem estrutura ajuda o paciente com Alzheimer a manter um senso de organização. Na fase em que o idoso ainda é independente, repasse com ele as atividades que serão realizadas no dia.

Atividades - fazer atividades prazerosas ao paciente vai deixá-lo mais ativo e engajado. Exercícios físicos, por exemplo, são ótimos estimulantes. Mas é melhor criar uma rotina de atividades do que tentar ensinar algo novo. Outra dica é estimular a independência, ajudando-o apenas com o que ele não consegue realizar sozinho.

Comunicação - não fale com a pessoa com a doença de Alzheimer como um bebê e não fale sobre a pessoa como se ela não estivesse ali. Quando falar com o idoso, seja objetivo, olhe nos olhos e dê tempo suficiente para uma resposta, sem interromper. Se ele está confuso, não discuta ou insista no assunto.

Memória - um bom jeito de ativar a mente do paciente é lembrá-lo de sua própria história. Para trazer estas memórias à tona, utilize álbuns de fotos e músicas “de seu tempo”.

Disposição de objetos - para que o idoso se sinta mais localizado e saiba o lugar de cada coisa, mantenha os objetos da casa sempre no mesmo lugar e armários e guarda-roupas bem organizados.

Noção de dias e meses - a noção de tempo vai diminuindo conforme o Alzheimer progride. Para ajudá-lo a se localizar temporalmente, deixe um calendário próximo e marque com ele a passagem dos dias.

Atenção à segurança - para manter o seu familiar seguro, adote algumas medidas como usar cadeados em armários com objetos potencialmente perigosos, verificar a temperatura da água e evitar assoalhos que facilitam uma queda.

https://www.pfizer.com.br/

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...