google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Curiosidades sobre Paquinha bichinho feio esquisito

terça-feira, 21 de abril de 2015

Curiosidades sobre Paquinha bichinho feio esquisito

Este bichinho é uma paquinha (frade, bicho-terra, grilo-toupeira, cachorrinho d'água, cachorrinho-da-terra, cachorrinho-do-mato, cava-terra, grilo-talpa.), ortóptero da subordem Ensifera, família Gryllotalpidae.

Como todo ortóptero, possuem as pernas posteriores saltatórias, porém têm o diferencial de possuir as pernas anteriores do tipo fossorial, ou seja, adaptadas a escavar. Apesar de se alimentarem de matéria orgânica morta, podem causar danos às raízes das plantas devido aos túneis que cavam, por isto, são consideradas pragas das plantações.

São muito mais comuns do que aparentam, porém pouco vistas por passarem a mairo parte do tempo enterradas.

Paquinhas não picam. Se manuseadas, elas darão beliscõezinhos com as perninhas dianteiras que nem chegam a doer, e tentarão se enfiar por entre os dedos, por que este é o hábito de fuga delas.
Curiosidades

Como dá para observar nas fotos. Cada par de perna é de um jeito. Isso porque as pernas da frente são fossoriais, ou seja, servem como uma pá para cavar o solo as pernas do meio são comuns para andar e as pernas posteriores são do tipo saltadoras, como todo ortóptero (grilo, esperança e gafanhoto). As paquinhas são bichos de hábitos noturnos e quando adultas são onívoros, comem larvas de outros insetos, vegetais, raízes. Mas são comida fáceis principalmente de pássaros e ratos.


O ciclo de vida é bem interessante, as futuras mamães colocam seus ovos em buracos cavados por elas mesmas em algum solo macio e úmido (veja figura). Quando as jovens paquinhas nascem são parecidas com os adultos só que bem pequenas, ficam ali enterradas detonando as raízes das plantas. As plantas recém emergidas, tenras, são mais prejudicadas devido estarem iniciando o desenvolvimento, geralmente levando o vegetal a morte! 

Vídeo: Paquinha tentando se defender 

 
Publicidade

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...