google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Psicoterapia: como pode me ajudar, será que preciso de um?

segunda-feira, 5 de março de 2018

Psicoterapia: como pode me ajudar, será que preciso de um?

A psicoterapia analítica tem como meta ajudar o indivíduo a retomar sua essência, desenvolver sua personalidade através do processo de individuação, buscar o seu verdadeiro propósito de vida, permitir o fortalecimento do seu potencial, criatividade e capacidade de lidar com problemas que não consegue resolver sozinho, de modo mais tranquilo e seguro.

Publicidade
A psicoterapia é uma contribuição, convite e ferramenta para o crescimento e os motivos que levam as pessoas ao consultório são diversos desde uma busca de auto conhecimento até a resolução de problemas que de alguma maneira causam sofrimento emocional.

Durante a sessão psicoterapêutica de direção Junguiana , analista e paciente sentam-se frente à frente e nessa abordagem é feita uma busca relacionada aos aspectos inconscientes da personalidade, utilizando-se de métodos como análise de sonhos, expressões artísticas, imaginação ativa entre outros. O terapeuta se abre para a realidade singular que se apresenta a cada sessão e é fundamental que o paciente sinta confiança no profissional, que se sinta seguro e á vontade em um ambiente acolhedor.

A conscientização das emoções, conflitos e o enfrentamento das fraquezas, complexos, traumas é uma travessia muitas vezes permeada por dor e contato com o nosso lado sombrio, lado este que passa a ser iluminado após seu reconhecimento.

A psicoterapia promove uma re-visão da vida, de valores , um voltar-se para dentro, e um questionamento sobre o sentido da própria existência.

“Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta, caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der” (Carl G. Jung)

Sempre é tempo de fazer psicoterapia, pois o que está presente em nossa consciência é o “piloto automático” e isso nos distância de vivenciar a plenitude.

O projeto da mente é para a plenitude e através da mente e as funções psíquicas, recebemos energia de vida e configuramos o nosso mundo interno de harmonia ou desarmonia. Um terapeuta que faça um bom trabalho com seu paciente inevitavelmente irá levá-lo a querer ir além, na busca constante de sua integralidade e empenho direcionado a evolução.

“Somente o que realmente somos tem o poder de nos curar” (Carl G. Jung)

Fazer psicoterapia é conquistar o sentimento de unidade com a vida!


Você pode precisar de psicoterapia e não sabe, entenda melhor 
Se a sua vida está um caos e cheia de problemas, principalmente emocionais, fique atento, pois você pode estar precisando da psicoterapia! Mas antes de tudo é importante entender o que isso significa.

A psicoterapia é o atendimento realizado pelo profissional psicólogo que pode estar a serviço da busca pelo conhecimento pessoal, busca de um sentindo para a vida e resolução de questões pessoais, tais como problemas emocionais, comportamentais e cognitivos.

A psicologia pode auxiliar a todos os indivíduos que desejam uma melhor condição de vida através da minimização do sofrimento psíquico. O psicólogo clínico tem por objetivo compreender o individuo na sua totalidade, considerando-o como um ser único e singular.

Quando procurar um psicólogo? Não existe uma regra para procurar ajuda do profissional psicólogo, mas, podemos dizer que é aquele momento no qual questões internas, emocionais e comportamentais estão prejudicando alguma área de sua vida. Também pode ser procurado quando o paciente quer melhorar alguma característica sua.

Muitas vezes não conseguimos sozinhos encontrar a saída para alguns problemas que nos fazem sofrer. Procurar ajuda é o primeiro passo para reequilibrar nossa vida e superar os obstáculos.

O psicólogo pode ser procurado em três situações:

1) Quando estamos passando por algum sofrimento;

2) Quando queremos melhorar alguma capacidade ou habilidade;

3) Quando queremos nos conhecer melhor.

Quais os assuntos em que a psicoterapia pode me ajudar?

Sentir-se deprimido;

– Querer desenvolver habilidades sociais como falar em público, ser mais desinibido, melhorar sua comunicação iniciar amizades, etc.;

– Alterações de humor;

Depressão pós-parto;

– Dificuldades de relacionamentos;

– Dificuldade em tomar decisão;

– Necessidade em repetir atos sem sentido, tais como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc;

– Medos (de animais, avião, pessoas, situações diversas)

– Passar mal sem causa orgânica, ou seja, foi ao médico e ele não encontrou nada que justifique;

– Superar a timidez;

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...