google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Como adestrar um cachorro, ensinando comandos básicos

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Como adestrar um cachorro, ensinando comandos básicos

Ao comprar um cão sempre queremos ensiná-lo truques como deitar, sentar, rolar, fingir de morto e dar a pata. Ficamos muito orgulhosos do nosso animal quando estas tarefas são cumpridas e adoramos vê-lo feliz. Estas atividades, conhecidas como adestramento, são ações baseadas na repetição do movimento com a finalidade de condicionar um comportamento favorável.

Os cães domésticos são descendentes dos lobos e, por isso tem o comportamento coletivo como se estivesse em uma matilha. Neste contexto, ou ele é o dominante ou é o dominado. Nas matilhas existe sempre o Alfa, que é o líder dos demais lobos. Portanto, desde o início, você deve deixar claro que é você quem manda.

Os primeiros passos
Existem alguns passos iniciantes para quem quer adestrar o cachorro desde seu nascimento. Para dar início ao treinamento comece com passos pequenos.

• Os truques são as primeiras indicações para o seu cãozinho ser adestrado. Para instiga-lo a sentar segure um petisco na frendo do animal e faça movimentos levantando a mão até que ele se sente.

• Para que dê a pata, bata com os dedos em uma das mãos, indicando que a pata dele deve ser colocada no lugar apontado.

• E para deitar vá abaixando a mão até que o cão se deite. Para ele entender que isto é o que você espera deles, dê o petisco ao cão no fim da ação. Mas somente no fim.

• Se o animal late excessivamente ele pode estar muito agitado. Portanto para diminuir os latidos, procure fazer atividades que esgote a energia do pet. Leve-o para passear ou para correr e sempre faça estímulos negativos aos latidos para que ele saiba que você recrimina o latido.

• Se o seu cão fica muito agitado quando vê outra pessoa, ou até mesmo você, e começa a pular enfaticamente pise na coleira dele ou jogue um pouco de água no seu rosto, em repreensão.

Preparando o ambiente para adestramento de cães
Adestrar um animal de estimação não é tarefa fácil quando não somos profissionais do ramo. É comum que aqueles que não têm condições de pagar um profissional tentem fazer, de forma amadora, o adestramento de seu animal, mas muitas dúvidas podem surgir no meio deste processo. No caso dos cães, por exemplo, qual a melhor forma de preparar o ambiente? Qual o melhor local? Não basta a paciência e a dedicação, outras medidas, se tomadas, podem tornar o treino mais eficiente, por isto, é fundamental tê-las em mente.

O cachorro tem que se sentir bem
É imprescindível que você conheça o seu cachorro, a raça e o temperamento. Cães de todas as raças e idades podem ser adestrados. Os vira-latas, por exemplo, são notórios por causa de sua sagacidade e inteligência. Ou seja, o primeiro passo, é saber com que tipo de animal você está lidando, para poder dar início ao treinamento. Cada cachorro aprende no seu próprio tempo, o respeito a este detalhe, garante o sucesso de treino.

No que se refere ao ambiente, escolha um local com poucas distrações. Caso, em meio ao treino, o cão receba outros estímulos do ambiente, isto pode afetar sua concentração distraindo-o dos comandos. Um tapete plano, dentro de casa, um jardim com um gramado plano, enfim, um lugar tranqüilo, são locais adequados para o adestramento. Deixe o cachorro brincar um pouco antes de começar, para que esteja descansado e sem energia acumulada.

Sabendo que as dificuldades virão
Caso tenha um filhote ou um animal novo em casa, é importante que respeite a fase de adaptação do pet. Para tal, procure saber de seus hábitos anteriores, como a ração ingerida, e mantenha da mesma forma, por alguns dias, até que o cão se adapte ao novo lar. Neste período é inevitável que algumas coisas lhe fujam ao controle, como o animal acertar o local onde fazer as necessidades. Tenha paciência, aos poucos, ele vai aprender, de acordo com seu comando, onde e quando deve ir. Brinque com o cão para acalmá-lo e sempre tenha água limpa e sempre. Alimente-o bem, regularmente e dê a ele um lugar confortável para dormir.

A atenção a estas observações fará com que seu cachorro se sinta bem e confortável no ambiente em que se encontra e com você, fator de maior importância para o bom resultado do adestramento. Ter confiança no lugar onde está e com quem está faz do cão, um melhor aprendiz.


VÍDEO: Dicas Básicas para Cães - Senta - Fica - Bate Aqui e Deita



Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...