google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é sistos nas cordas vocais? Anitta tem cisto nas cordas vocais

sábado, 15 de outubro de 2016

O que é sistos nas cordas vocais? Anitta tem cisto nas cordas vocais

Anitta cancelou as apresentações agendadas de semana por causa de um problema de saúde. A cantora está com um edema e um cisto nas cordas vocais.

De acordo com o post feito pela cantora, os shows que faria nos dias 24, 25 e 26 de setembro, nas cidades de Vitória (ES), Resende (RJ) e Igarassu (PE), respectivamente, serão remarcados. "O motivo é a formação de um edema em um cisto na minha corda vocal, e, por indicação médica, terei que fazer um repouso vocal absoluto de uma semana", disse a cantora.



 Por meio das redes sociais, Anitta disse que o repouso vocal é importante para que consiga evitar uma intervenção cirúrgica. "Eu estou medicada e sem falar para tentar reduzir o cisto e, assim, evitar uma possível cirurgia nas cordas vocais. Sempre tive esse cisto, sempre soube dele e, se você for disciplinado, consegue cantar e falar normalmente sem operar. Mas, recentemente, tive uma forte gripe e para não cancelar meus compromissos já confirmados não segui com a recomendação de repouso vocal que recebi e continuei a agenda de shows e entrevistas, o que sobrecarregou minha corda vocal, inflamando o cisto e, no meu estado atual, impossibilitando a fala."

 Foto Cistos bilaterais
Mas o que é um cisto nas cordas vocais?

Um cisto vocal é uma alteração anatômica das cordas vocais, ou seja, um tumor benigno que contém líquido em seu interior (são como 'bolsas de líquido') e que afeta uma das duas cordas, produzindo disfonia (rouquidão) na voz. Se o cisto for grande, é necessária uma microcirurgia. Os cistos nas cordas vocais aparecem principalmente devido ao atrito brusco causado pelo contato frequente e em forte intensidade entre as cordas durante a produção dos sons, o que pode ser causado por:

- Falar muito alto;
- Gritar muito;
- Falar por muito tempo;
- Produzir voz muito grave (mais grossa);
- Falar em ambientes ruidosos;
- Falar durante movimentação física intensa (praticando esportes, por exemplo);
- Falar muito rápido;
- Emitir sons com muita força ao invés de usar emissões mais suaves (ataque vocal brusco);
- Falar com a ressonância mais baixa (forçando mais a garganta e projetando menos a voz). Foto: Divulgação / Tudo & TodasUso em excesso da voz é a principal causa de cistos nas cordas vocais
 
Entre as principais mudanças - possíveis de ouvir - causadas por um cisto vocal, estão:

- Rouquidão;
- Soprosidade (quando parece escapar ar durante a vibração das cordas vocais);
- Cansaço durante a fala;
- Piora da voz ao falar por mais tempo;
- Dor na laringe ou no pescoço;
- Presença de muito pigarro;
- Dificuldade para produzir notar agudas;
- Dificuldade em coordenar a respiração.

> Se perceber mudança vocal (como rouquidão, por exemplo) por mais de 10 dias que não esteja relacionada a algum resfriado ou alteração respiratória, procure um otorrinolaringologista, médico especialista em nariz, ouvido e gargante que poderá identificar as causas da mudança na voz.
 
Tratamento:

O único tratamento que cura completamente o problema é a microcirurgia da laringe, um procedimento que dura cerca de 20 minutos e é realizado em centro cirúrgico sob anestesia geral. No entanto, apenas o otorrinolaringologista poderá indicar se o problema precisará de cirurgia ou não. Independente do caso (com cirurgia ou sem cirurgia), a terapia fonoaudiológica é fundamental para a recuperação.
 
Agora, quer saber como prevenir um cisto vocal? Confira algumas dicas:

- Beba muita água;
- Repouse a voz;
- Coma mais maçã, essa fruta 'limpa' as cordas vocais;
- Cuide da sua respiração (procure por ar puro);
- Boceje; o bocejo diminui a tensão do pescoço e dos ombros;
- Evite gritar;
- Evite fumar;
- Evite falar durante a prática de exercícios físicos;
- Evite bebidas alcóolicas e anestésicos;
- Evite imitar outras vozes e sussurrar;
- Evite ingerir líquidos ou alimentos em temperaturas extremas (muito gelado ou muito quente). 


VEJA MAIS FOTOS: clinicacoser.com/veja-fotos-de/laringoscopia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...