google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: DTM: sintomas e tratamentos. Já sentiu a mandíbula estalar?

domingo, 30 de outubro de 2016

DTM: sintomas e tratamentos. Já sentiu a mandíbula estalar?

Se você tem a sensação de que a sua mandíbula está estalando, saltando para fora ou travando, é possível que esteja sofrendo de DTM ou disfunção da articulação temporomandibular.

Para tanto, é preciso saber como identificar a DTM: sintomas e tipos de tratamentos. 

 





Antes, vale lembrar que o problema é uma mudança da articulação que liga o maxilar à mandíbula, que leva ao seu mau funcionamento. É também uma das articulações mais complexas do corpo humano, pois para permitir que a mandíbula vá para frente, para trás e para os lados, existe sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos.

Sintomas
Entre os sintomas da DTM estão presentes sinais comuns em outras situações, por isso, a sua identificação nem sempre é fácil, podendo ser confundida com outros problemas. De qualquer forma, os principais sintomas são:

➡ Dores de cabeça (semelhantes a enxaquecas);
➡ Dores de ouvido;
➡ Dor e pressão atrás dos olhos;
➡ Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca (como um “clique”);
➡ Dor ao bocejar ou ao mastigar;
➡ Sensação de mandíbula “presa", que trava ou sai do lugar;
➡ Flacidez dos músculos da mandíbula;
➡ Mudança brusca no encaixe dos dentes superiores e inferiores.

Saiba quais são os tipos de tratamento para DTM

Não se sabe exatamente o que desencadeia a DTM, como também não existe uma cura para o problema. No entanto existem diferentes tipos de tratamento para DTM, sendo que eles amenizam em muito alguns dos principais sintomas do problema. Veja como tratar DTM:

Calor úmido: os sintomas da DTM de dor e espasmo muscular podem ser eliminados com aplicação de calor úmido, através de bolsa quente ou toalha morna embrulhada ao redor do rosto. Isso evita inflamações, no entanto, é preciso cuidado para não se queimar.

Medicamentos: devem ser usados apenas quando a dor é muito forte, sendo indicados os relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios, conforme o caso. Porém, é o médico quem deve receitar a melhor opção.

Aparelhos: existem aparelhos que podem reduzir os efeitos do travamento ou rangido da mandíbula. Chamado de placa de mordida ou splint, ele é feito sob medida para o paciente, assim, encaixando-se nos dentes superiores para deslizarem sobre os inferiores, impedindo o atrito.

Técnicas: relaxar a boca pode ajudar a evitar a tensão muscular na mandíbula. Para tanto, uma respiração lenta e profunda, enrijecendo e relaxando os músculos alternadamente pode ajudar. Ioga e meditação são outras técnicas eficazes. Fonte: Textual Conteúdo, Colgate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...