Nenhuma dieta equilibrada resiste às tentações gastronômicas das festas do final do ano. Depois do peru de Natal e do champanhe do Ano-Novo, seu metabolismo precisa de alguns dias de folga. Tirar a primeira semana de janeiro para se recuperar dos excessos das comemorações e fazer uma alimentação desintoxicante pode ser uma boa solução para começar 2014 com o organismo em harmonia.
Para aliviar o inchaço dos dias depois das festas, abuse dos alimentos diuréticos, como a erva-doce ou a beterraba, que favorecem a eliminação de líquidos. Chás gelados são refrescantes e também ajudam nessa tarefa.
De olho na alimentação
Troque fontes de carboidrato, como arroz, batata e macarrão, por opções menos calóricas. Além de leves, legumes e verduras contribuem para a desintoxicação, pois são alimentos de fácil digestão. Após as festas, o ideal é evitar o consumo excessivo de açúcar; no entanto, não adianta recorrer a refrigerantes diet – apesar de menos calóricos, eles contêm grande quantidade de sódio, colaborando para o inchaço do corpo.
Os sucos, por outro lado, estão liberados. Algumas combinações são digestivas, como abacaxi com hortelã ou limonada batida com uma folha de couve.
E como o Natal e o Ano-Novo são festas que envolvem muita bebida alcoólica, é preciso cuidado para não sobrecarregar o fígado. Por isso, fique longe de comidas gordurosas nos primeiros dias do ano. Em vez da picanha preparada na churrasqueira, dê preferência a carnes e peixes grelhados. Alimentos típicos do Natal, como castanhas e nozes, devem ser deixados de lado por um tempo, pois apesar de fazerem bem para a saúde, são muito gordurosos.
Mexa-se

Uma boa alternativa para quem não está com disposição para encarar as atividades físicas logo no início do ano é a drenagem linfática, uma maneira relaxante e saudável de retirar as impurezas do corpo. A drenagem ajuda na eliminação dos líquidos retidos e ajuda a diminuir o inchaço causado pelos excessos das festas. Depois de uma sessão de drenagem, é normal ir ao banheiro várias vezes, pois é pela bexiga que todas as toxinas são eliminadas.
Com ou sem exercícios, adotando ou não terapias como a drenagem, o importante é começar o ano completamente revigorado e incorporar esses hábitos mais saudáveis na sua rotina. Veja, agora, como se recuperar dos principais excessos das festas de Natal e Ano-Novo:
Para limpar: chás de salsaparrilha, macela, erva-picão e erva-cidreira são excelentes. Você pode tomar até 1 litro de chá por dia, alternando os tipos, se quiser variar. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão. E, para uma limpeza mais completa, tome durante 20 dias um copo de água com 20 ml de couve batida no liquidificador.
Estômago e intestino sensíveis: o melhor é ingerir bastante líquido e carboidratos complexos, como o dos pães integrais, para repor a energia. O chá de boldo (sem açúcar) melhora o enjoo. Evite carne vermelha (para não sobrecarregar o fígado também), queijos, molhos e frituras. Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados, como salsichas, presunto e biscoitos.
Para curar a ressaca: beba muita água de coco, rica em potássio, e coma massas e batata, que ajudam a repor a energia. Tomar dois ou três copos de um suco feito com uma maçã, meia cenoura, um talo pequeno de salsão e suco de uma laranja também vai ajudar.
Boas dicas. Obrigada. Bjs
ResponderExcluir