Você sente que tem fome toda hora? Isso pode acontecer por uma série de razões que nada tem a ver com o fato de seu organismo estar precisar ser alimentado. Alguns hábitos e atitudes do dia a dia colaboram com isso e aumentam sua vontade. Veja seis coisas que estão sabotando sua alimentação saudável e fazendo você comer mais do que devia.
Você está desidratadaA falta de água pode ser entendida pelo organismo como necessidade de ingerir alimentos que reponham essa deficiência. Por isso, procure manter-se sempre hidratada – dois litros de água por dia aproximadamente. Esse hábito, além de ajudar o organismo a trabalhar melhor vai te ajudar a diminuir a sensação de fome constante.
Você vê muitas fotos de comida
Nas redes sociais, as fotos de pratos de comidas super saborosos já são comuns. E essas imagens ativam a área do cérebro que estimula o desejo e despertam a fome – o que pode acabar levando você a exagerar na próxima refeição.
Ao fazer isso, você se distrai e não percebe o que está ingerindo e em que quantidade, o que atrapalha o estímulo necessário para que a sensação de saciedade seja ativada. Sempre que possível deixe outras atividades de lado na hora das refeições, mastigue e saboreie bem o alimento.
Você tem dormido pouco
Durante o sono o organismo produz e regula uma série de hormônios importantes para o funcionamento correto do corpo. Portanto, se você dorme pouco pode acabar inibindo a ação de hormônios relacionados à sensação de saciedade e ao relaxamento, o que acaba te fazendo sentir mais fome.
Você consume muito açúcar
O açúcar, além de prejudicar a ação da leptina (hormônio responsável pela sensação de saciedade), ativa ainda mais no organismo a vontade de comer mais. Por isso, aqui a dica é controlar a ingestão de alimentos muito açucarados para, aos poucos, sentir menos necessidade de ingerir a substância.
Você fala muito de comida
Toda vez que você fala sobre comidas saborosas, o cérebro imediatamente reforça a imagem delas, o que estimula a vontade de comer, já que o assunto está relacionado ao prazer e as lembranças boas que aquele prato em especial resgatam na memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário