google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Quanto tempo um corpo leva para se decompor totalmente?

sábado, 30 de abril de 2016

Quanto tempo um corpo leva para se decompor totalmente?

Uma das únicas certezas que possuímos na vida é a morte! Pois é, um dia ela chega, depois desse ponto existem várias hipóteses, sabemos que o nosso corpo virará pó, mas quanto tempo leva para que isso aconteça?

É preciso ter em mente que o processo de decomposição, realizado principalmente por fungos e bactérias, pode ser acelerado ou prolongado devido às condições ambientais, tais como a umidade, a temperatura, o pH e a presença de animais.



Paletó de madeira.
No caixão, a decomposição de um corpo leva de 9 meses a 5 anos, o que causa essa variação de tempo é o tamanho do corpo, o material que envolve o corpo, a profundidade (quanto mais fundo, mais demorado é o processo) e novamente fatores ambientais. Além disso, órgãos como os ossos são mais resistentes e podem levar cerca de 4 anos para "sumirem".

Ao ar livre.
Alguns naturalistas vêm aderindo a ideia de deixar os cadáveres expostos na natureza, em uma floresta por exemplo, o motivo, segundo eles, é fazer com que os nutrientes do cadáver voltem para a natureza. Nessas condições, estando em um ambiente úmido, com uma temperatura acima de 20°C, com presença de animais carniceiros, carnívoros e insetos o corpo vira pó em cerca de duas a seis semanas.

Fundo do mar.
Se o corpo conseguir chegar no solo rochoso (sem antes ser devorado por tubarões), o processo de decomposição poderá se estender até 10 anos, todo esse tempo devido à baixa temperatura e pressão do mar, que ajudam a "preservar" o corpo.

Tempestades de areia.
Nos desertos, o clima seco praticamente faz com que o corpo transforme-se em uma múmia. Os órgãos internos são putrificados, porém a baixa umidade combinado a outros fatores fazem com que o processo leve cerca de milhares de anos para acontecer.

Na lama.
Como os pântanos são locais com pouca presença de oxigênio e minerais que dificultam a proliferação de fungos e bactérias, o processo de decomposição é muito lento, na verdade o pântano funciona como um meio de conservação, criando uma espécie de cera em volta do corpo, deixando assim o tempo de decomposição indeterminado.

Geleiras.
Os ambientes gelados funcionam como um freezer, tornando a ação de fungos e bactérias praticamente nulas, ou seja, a decomposição nesses ambientes é muito lenta, o ambiente que mais demora para o corpo ser degradado, tanto é que a filhote de mamute Yuka encontrada na Sibéria possui cerca de 39 mil anos e foi encontrada em um bom estado de preservação, ou seja, o tempo de decomposição para ambiente gelados é muito tempo.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...