google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Atividades físicas benefícios para o cérebro

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Atividades físicas benefícios para o cérebro

Que o exercício traz inúmeros benefícios a saúde e ao bem-estar geral das pessoas, isso é inegável. Mais do que isso, é uma informação que todas as pessoas sabem e tem acesso. 

No entanto quando perguntamos como e porque um esforço físico pode trazer tantos benefícios, aí começamos a nos deparar com a falta de real compreensão da população sobre o processo.




Em relação ao sistema nervoso, ao cérebro e às questões de raciocínio, existem basicamente 3 aspectos muito importantes a serem considerados.
3 pontos importantes:

Movimentos e exercícios
O primeiro dele refere-se ao entendimento que as pessoas têm sobre movimentos e exercícios. As pessoas imaginam que o exercício acontece apenas no corpo, nos ossos, músculos, coração, pulmões, etc... menos no cérebro. Na verdade, a execução de cada movimento é comandada o tempo todo pelo cérebro que manda estímulos para os músculos para que ocorra a contração de um, o relaxamento de outro, e recebe outros tantos estímulos que ajudam ele a controlar a precisão dos movimentos, levando braço mais para cima ou para baixo por exemplo. Essa grande quantidade de estímulos que vão e chegam a determinadas áreas do cérebro, fazem com que aquelas células fiquem ativas e trabalhando. Logo, os movimentos e exercícios mantêm a atividade cerebral em alta. 

Hormônio
O segundo ponto, refere-se ao equilíbrio na produção de substâncias como os hormônios por exemplo, que acontece de maneira saudável, quando a pessoa é ativa e mantem uma atividade física regular. Esse equilíbrio transforma o “ambiente do corpo” em um lugar saudável para as células viverem.

Sistema circulatório
E por último, e muitíssimo importante também, temos a questão do sistema circulatório. Indivíduos que se exercitam regularmente, tem um sistema circulatório eficiente. O sistema circulatório (vasos sanguíneos e coração) são responsáveis por realizar o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo. Logo, com um sistema circulatório eficiente, serve para manter todas as células do corpo bem supridas e bastante saudáveis. Com um ambiente corporal saudável, um bom fornecimento de nutrientes e oxigênio, e com células cerebrais ativas, através da execução e controle de movimentos das atividades físicas, teremos uma melhor facilidade de raciocínio, e uma maior preservação do sistema nervoso.

Faça atividades prazerosas
A dança, por exemplo, pode ser uma boa opção de exercício que auxilia na memória, pois além dos benefícios do exercício físico de uma forma geral, ela ainda estimula o cérebro para decorar passos, novos movimentos e sequências. Sempre que é necessário aprender algo novo, o cérebro é obrigado a fazer novas conexões, estimulando novas áreas. “Caminhar, jogar, ler, dormir, socializar-se, aprofundar-se em seus interesses pessoais. Tudo isso parece – e é – prazeroso. Mas mais do que isso, estimula a saúde do cérebro”,
Muitas pesquisas já mostraram que o segredo para uma vida longa e saudável é manter a mente e o corpo ativos, mas dessa vez a pesquisa tentou apontar quais são as atividades capazes de retardar mais a redução dos volumes das massas cinzenta e branca do cérebro, ligadas à memória e à cognição. Com o passar dos anos, as massas cinzenta e branca tendem a diminuir, como efeito natural do envelhecimento. 

Os pesquisadores entrevistaram 691 idosos para saber quais eram seus hobbies, hábitos, a frequência de atividade física e o que costumava praticar. Os resultados mostraram que as pessoas que praticavam mais atividade física foram os que apresentaram maior volume das massas cinzenta e branca no cérebro. Além disso, esses idosos também estavam mais protegidos contra lesões no órgão. Como esse ainda foi um primeiro estudo, será necessário elaborar mais pesquisas para determinar a diferença entre as pessoas que praticam mais atividade física e as que praticam mais atividades intelectuais.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...