google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Obesidade infantil - Causas e Tratamentos

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Obesidade infantil - Causas e Tratamentos

Várias doenças estão relacionadas à obesidade e a obesidade infantil apresenta maior risco para algumas delas, tais como a hiperinsulinemia, aumento nos níveis de colesterol total e LDL colesterol, com maior risco de desenvolvimento de baixos níveis de HDL colesterol, aumento no risco de diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, além de complicações ortopédicas, alterações da função pulmonar e dermatológicas (estrias, fragilidade, tendência a infecções fungícas). Além disso, devem ser levados em consideração, também, os distúrbios psicossociais, provocados pelo preconceito.




Devemos considerar outros fatores relacionados à obesidade:

Fator individual psicológico: estrutura que funciona em torno do excesso de alimentação. Pessoas que buscam no alimento um meio para aliviar a tensão;

Fatores precipitantes: conflitos, separações;

Fatores biológicos: genéticos, metabólicos;

Fatores familiares: regras rígidas e conflitos ;

Fatores socioculturais: alimentação de forma rápida, sedentarismo, preenchimento de vazios emocionais;

Fatores perpetuadores: baixa auto-estima, depressão, fobia social, angústia, etc.;

Fatores ambientais e psicossociais: desagregação familiar, separação mãe/filho, depressão materna, atendimento médico inadequado e outros;

Fatores econômicos: aumento da obesidade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento envolvendo todas as classes sociais.

Tratamento da obsidade infantil
Em outros casos, a criança pode estar comendo sem orientação por um desejo de crescer, o que não indica um comprometimento psíquico, ou seja, cada caso deve ser analisado de forma individual, englobando todos os aspectos, nos quais a criança está inserida e somente a partir daí é que se deve encaminhá-la para tratamento apropriado.

O fato é que o tratamento deve ser precoce, pois quanto mais idade tiver a criança e maior for o excesso de peso, mais difícil será a reversão do quadro, pelos hábitos alimentares incorporados e pelas alterações metabólicas instaladas.

No tratamento da obesidade é necessário utilizar uma abordagem multidisciplinar, composta de pediatra, nutricionista, psicólogo e educador físico.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...