google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: A ansiedade - ameaça negativa relativa ao futuro

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A ansiedade - ameaça negativa relativa ao futuro

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central, isto acontece devido a resposta do indivíduo a uma sensação de ameaça desconhecida, é também um grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e o psíquico, a mente fica acelerada, é um sinal de alerta que possibilita a tomada de medidas para enfrentar a ameaça que é algo instintivo não consciente.


A ansiedade em excesso desencadeia desagradáveis manifestações somáticas, fisiológicas e psicológicas, muitas são freqüentes no nosso dia a dia, mas se torna contínuo algo não está muito bem.


Abaixo segue algumas formas de manifestar a ansiedade e seu significado:

Agitação - ameaça desconhecida

Pressão - negativa relativa ao futuro

Medo - ameaça conhecida; sentimento de perigo; componente genético.

Angústia - aflição; inquietude; relacionada a passado; sensação mais corporal.

Stress - esforço para adaptação; com fases de alarme, resistência e esgotamento; há efeito danoso ao organismo.



Principais possibilidades de origem:

Origem genética / pré-disposição

Infância carente e problemática

Dificuldade de incorporar fatos ou intercorrências novas ou desconhecidas

Distorções de auto-imagem,

Baixa auto-estima, crenças negativas

Traumas de infância, grandes sustos, perdas afetivas

Entre outras.....


Porque é importante ir ao Psicólogo e também ao Psiquiatra?

Para a cura de todas as doenças citadas nesse blog, é de suma importância o tratamento em conjunto de um psicólogo e um psiquiatra, sabe por quê?

Eu vou explicar da forma mais clara e direta possível: o psicólogo vai te ajudar a entender o que desencadeou a doença, tratar enquanto você permanece com ela, e após você se curar do mal que estava te assombrando, te ajudar a viver melhor e mais "forte”, para que ela ou outra doença psicossomática ( mente somatizando uma doença tanto física quanto psiquiátrica em seu corpo) não venha novamente te assombrar, a terapia com um psicólogo te fortalece.

Após o seu fortalecimento psicológico e a melhora dos sintomas físicos/ psiquiátricos o psiquiatra irá resolver juntamente com você, se é a hora de fazer o "desmame" (diminuir as doses dos medicamentos aos poucos) para depois parar totalmente com o remédio.

Desejo que depois de todo esse sofrimento, você consiga trilhar novos caminhos ainda melhores que os anteriores, tendo a certeza que você é um vitorioso.

Qual a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra?

O psicólogo te ajuda a se entender melhor, descobrir porque você se relaciona de uma certa forma com o mundo e com você mesmo, ele é seu amigo sem ser seu amigo, é aquele que vai dizer coisas que poucas ou talvez nenhuma pessoa teve coragem de te dizer, o melhor é que ele vai te dizer de forma imparcial, ele caminha ao seu lado e não se esqueça que não é te carregando, mas sim, te mostrando o caminho que você irá decidir em seguir ou não, mas que talvez sem ele você não encontrasse, e finalmente o mais importante, ele irá te ajudar a se amar e as vezes porque não, apenas se aceitar por ser do jeitinho que você é.

O psiquiatra é o médico especializado em doenças mentais, que tem a possibilidade através da sua total sinceridade para com ele, "levantar dados" que definam alguma doença psiquiátrica para que depois, ele possa te receitar um ou mais medicamentos que irão agir em conjunto para sua melhora tanto nos sintomas físicos quanto nos pensamentos, sentimentos que lhe causam sofrimento.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...