Com a falência da tireoide, aparecem os sintomas da doença, que podem ser: depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue.
A tireóide controla diversas funções no organismo: nossos órgãos, hormônios, sentimentos. O TSH (hormônio secretado pela hipófise) recebe estímulos que controlam a quantidade de hormônios que serão utilizados no nosso corpo. Em especial, os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), produzidos pela tireóide, são responsáveis pela regulação do metabolismo do organismo.
As deficiências na produção desses hormônios (T3 e T4) causa o que denominamos de Hipotireoidismo.
Causas:
As causas podem ser uma doença autoimune, onde um anticorpo é criado para atacar a tireoide ou genéticas, inflamação da glândula tireóide, bactérias ou vírus que infectaram a tireóide prejudicando no seu funcionamento.
Tratamento:
Ingestão de comprimidos que contenha hormônios tireoidianos (reposição da tiroxina) que o organismo deixou de produzir.
O Hipotireoidismo faz com que o metabolismo fique lento. Isto é evidenciado nos sintomas: a lentidão. O metabolismo do fígado se torna devagar causando acúmulo de triglicerídeos e colesterol no sangue. Portanto, indivíduos que possuem hipotireoidismo tendem a ganhar peso. Este ganho de peso não é tão exagerado, porque pode ser devido a inchaço e não exatamente pela gordura. Mas na ausência de tratamento o hipotireoidismo pode favorecer no aparecimento da obesidade.
-->
Nenhum comentário:
Postar um comentário