google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Experiência vivida por Ex Presidente Lula na infância

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Experiência vivida por Ex Presidente Lula na infância


Um Estado forte e justo tem por obrigação dar amparo aos seus, a história de Dona Lindu e seus filhos retrata bem a saga do sertanejo:

A foto é da virada dos anos 50 para os 60, na Praia Grande, litoral sul-paulista. Nela estão Dona Lindu e seus filhos Rute, Luis Inácio Lula da Silva, Jaime, Joaquim (na Lambretta Standard) e Maria.

Até a morte, dona Lindu (à esq.), a mãe de Lula (no círculo), manteve os filhos unidos e a casa aberta aos parentes.


-->

PAI


LULA




Memória dolorosa
Lula (direita) só conheceu o pai Aristides (esquerda) com 5 anos, numa visita do pai ao sertão. Durante a vida, passaram pouco mais de um ano juntos, período marcado por humilhação e violência. Não aparecem lado a lado em nenhuma foto
Os brasileiros não viram a parte mais dolorida do programa em que Luiz Inácio Lula da Silva contou a história de sua vida. Durante a gravação, o candidato do PT chorou ao lembrar que o pai, Aristides Inácio da Silva, deu sorvete a dois de seus meios-irmãos e negou a ele. 'Você não sabe chupar sorvete', disse-lhe o pai. Lula decidiu cortar a passagem do programa para não 'expor uma dor pessoal', como revelou o jornal O Globo. 

Lula não gosta de falar do pai, o personagem mais controverso de uma saga pessoal marcada por sofrimentos comuns à maioria dos brasileiros pobres. Quando é obrigado a recordá-lo, o faz com os olhos marejados. Nega qualquer influência dele em sua vida. 'Hoje, aos 56 anos, eu perdôo meu pai', disse Lula a ÉPOCA. 'Valeu o espermatozóide que me gerou.'
O pai de Lula, morto em 1978 de alcoolismo, sobrevive nas lembranças do filho como pura dor. Ele foi sepultado como indigente no cemitério de Vicente de Carvalho, no litoral paulista. Nenhum dos filhos quis retirá-lo da vala comum dos desvalidos para lhe dar um túmulo e um epitáfio. 'Morreu. Tava feito', diz o filho mais ilustre. O que Lula se esforça para enterrar é a herança de Aristides: abandono e brutalidade. 

O legado do pai padrasto é a chave para compreender a gênese do homem carismático, de gestos generosos e comportamento acolhedor que quer ser presidente do Brasil. Ausente na história, a memória do pai é tão onipresente quanto o dedo decepado de Lula.


ESPÓSA


Lula precisou destruir a autoridade paterna ä para reconstruir a própria autoridade, um novo projeto para ele e para os seus. Persegue esse objetivo incansavelmente', afirma. 'Ao superar o pai, mudou radicalmente um destino que poderia ter repetido o de Aristides, como tantos brasileiros que compartilham dessa origem, mas que chegou a Lula.'


MÃE HEROÍNA Foi dona Lindu quem deu o apelido a Lula. 
Ela orgulhava-se de ter criado oito filhos honestos na pobreza.






           

4 comentários:

  1. Fora PT! fora dilma! fora LULA!!!

    LULA NUNCA MAIS!!

    ResponderExcluir
  2. Tinha que dar uma chinelada neste "espermatozóide"; como uma coisinha tão pequena pode mudar o rumo de um país gigante... praga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...