Cada vez mais as pessoas adotam como atividade física a dança. Mas muitos ainda ficam em dúvida de que tipo de dança queima mais calorias. .
Os especialistas explicam que qualquer dança pode queimar muitas calorias. Certifique-se também de que se trata de uma boa escola de dança, a qual deve contar com professores qualificados.
Seja curto, solto, torto, diferente ou até mesmo louco, dançar não é apenas algo artístico, mas faz bem à saúde, ao corpo e à mente.
Dançar é uma delícia: nos soltamos, nos libertamos de amarras, praticamos exercício e ainda relaxamos. Ao contrário do que muitos pensam, dançar não é algo apenas para pessoas esguias e leves, dançar é para qualquer um que tenha vontade, basta pesquisar e experimentar o que mais lhe agrada e com tempo e prática, logo estará dançando facilmente.
Ao dançarmos, a exigência física é grande, mas além de ser um ótimo exercício para o corpo, a dança também pode ser utilizada como uma fisioterapia preventiva. “Isso quando é realizada de forma a manter a saúde do corpo, se preocupando com alongamentos antes da prática e movimentos planejados que não atrapalhem a saúde do praticante”, lembrando, porém, que toda técnica para ser terapêutica deve ser supervisionada por um profissional capacitado.
Homens e mulheres igualmente procuram estúdios, escolas e professores de vários tipos de dança. Além dos benefícios mentais, a flexibilidade, mobilidade articular, força muscular e consciência corporal são muito beneficiadas em alguém que pratica qualquer tipo de dança. “A dança exige na maioria dos casos elegância, movimentos harmoniosos e postura, o que auxilia na consciência postural do dia a dia”.
Além da queima calórica, o corpo de um dançarino ou bailarino fica mais tonificado e também aumenta o fluxo sanguíneo, melhora a flexibilidade, circulação e ajuda muito na memória, afinal de contas, passos devem ser decorados em quase 100% das danças. Não só proporcionando benefícios ao corpo, dançar deixa a mente leve e alivia as tensões do dia-a-dia. “A dança privilegiadamente permite uma conexão entre mente e corpo. Algumas atividades físicas podem ser realizadas ‘distraidamente’, quase que mecanicamente. Na dança é impossível sem estar conectado. Erra-se o passo, sai do ritmo, pisa-se no pé do parceiro. É preciso estar por inteiro e essa integração corpo-mente é o gerador de saúde mental e emocional”.
Não só expressão corporal e cultural, dançar possibilita a construção de autoestima e convívio social, pois praticá-la com um grupo – grande ou pequeno – de pessoas faz com que uma interação e integração sejam fatores indispensáveis durante a prática.
Seja qual for o tipo de dança escolhido, devemos nos lembrar que estamos sempre nos fazendo bem. Com movimentos leves ou mais agitados, nosso corpo e mente estão trabalhando em conjunto para que além de bons dançarinos, tenhamos um momento de desligar a mente de toda nossa rotina diária. “A energia nos movimentos alivia o estresse, a ansiedade, e a irritabilidade devido à liberação de endorfina que age no corpo aliviando as dores e relaxando os músculos”. Agora só resta escolher que ritmo lhe agrada mais e cair na dança.
Segue abaixo uma lista com os mais variados tipos de dança para que você possa escolher aquela que mais tem a ver com você. : O samba? A zumba, o tango, pagade, fank, valsa, cauntry, bolero, dança do ventre, sapateado, forró.
Se você estava em dúvida se deveria adotar a dança como atividade física, acabou de comprovar quantos benefícios ela pode trazer para seu corpo e sua cabeça. Aproveite isso e comece agora a dançar!
Dê uma olhada no vídeo: Aula de dança na academia
Olá...
ResponderExcluirVim conhecer seu cantinho e agradecer a sua encantadora visita. Volte outras vezes. Já estou ficando por aqui. Uma excelente abordagem, todos os benefícios da dança como atividade física. Amei seu post. Parabéns
Um grande abraço
Gracita
Curioso: eu já faço isso há anos...Tenho espaço na minha cave, coloco uns phons e dou um bom "pé e dança" sozinha! Muito bom ver isso aqui....
ResponderExcluirGrata por me seguir! Bj
Olá! Seja bem vinda(o) à Casa de Retalhos.
ResponderExcluirEsse seu blog é muito interessante, com assuntos interessantes e de fácil leitura.
Adoro dança, muitas vezes coloco uma boa música e danço sozinha em casa, só pra relaxar...
Olá!
ResponderExcluiradorei o blog
obrigada por seguir o enkantos!
abraços!!