google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Estou com micose e agora como vou curar isso?

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Estou com micose e agora como vou curar isso?


Quando chega o verão, as pessoas começam a se preparar para ir à praia ou piscina. As mulheres ainda se preocupam com os quilinhos extras e, quando está tudo pronto, uma última olhada no espelho revela uma grande quantidade de manchas brancas nas costas! Ai meu Deus, estou com micose, e agora?

As infecções que são causadas por fungos recebem o nome de micoses. São agressões bem diferentes das causadas por vírus ou bactérias.



-->

Realmente, manchas brancas podem revelar uma micose, ou seja, uma infecção por fungos que atinge a pele, mas não precisa de tanta preocupação, pois não se trata de uma doença grave. Ela é popularmente chamada de pano branco, mas seu nome é pitiríase versicolor, e é causada por um fungo chamado Malassezia furfur e, por incrível que pareça, não é transmitida de uma pessoa para outra.

Na verdade, este fungo vive pacificamente em nossa pele e, em algumas situações que abaixam nossa imunidade, como um simples estresse, ele passa a causar a doença. Este tipo de micose normalmente leva ao aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas, que descamam, e podem estar presentes na face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco, ocorrendo com maior freqüência em homens com idade entre 14 a 30 anos. A faixa etária se deve ao fato de que, nesta idade, as pessoas costumam apresentar uma maior oleosidade na pele, e o fungo, precisa desta oleosidade para sobreviver. 

Para o tratamento, devemos procurar um dermatologista, que poderá recomendar cremes ou pomadas adequados, a base de antifúngicos. Mas é preciso ter paciência, pois o tratamento é longo.

O Fluconazol é uma droga com ação antifúngica, da família dos triazólicos, muito usada para o tratamento de diversas micoses, especialmente aquelas provocadas pelas espécies do fungo Cândida, tais como candidíase vaginal ou candidíase da orofaringe, conhecida popularmente como sapinho.

O Fluconazol pode ser administrado por via oral ou por via intravenosa. Esta última forma é habitualmente reservada para casos graves.

O Fluconazol não é vendido em pomadas ou cremes. Para o tratamento tópico ou intravaginal das infecções fúngicas, outros antifúngicos são indicados, como Cetoconazol, Miconazol ou Cotrimazol, por exemplo. 



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...