google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Entenda tudo sobre a dengue

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Entenda tudo sobre a dengue


O vírus da dengue e transmitido no Brasil pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A dengue e uma doença infecciosa e também considerada como um dos principais problemas de saúde publica de diversos países, como todo vírus ela e transmissível, porém diferente da gripe e outro vírus que estamos mais acostumados a dengue não e transmissível pelo ar, para se tornar transmissível precisa do mosquito da dengue como hospedeiro.





-->

Quais os sintomas da dengue

Existem hoje quatro tipos de vírus da dengue, que são os seguintes: DEN-1, DEN-2, DEN-2 e DEN-4, todos esses tipos causam os mesmos sintomas no paciente, a diferença entre eles está no vírus, a cada vez que você pega um tipo seu corpo cria anticorpos para o mesmo e você nunca mais poderá pegar esse, ou seja, você ao máximo poderá ter dengue quatro vezes, que são o número de vírus existentes.

Estima-se que entre 70% a 90% das pessoas que pegam pela primeira vez dengue nem se deem conta disso, por não apresentarem nenhum tipo de sintoma, porém em caso mais graves ele pode ser uma dengue hemorrágica ou fulminante.


Em caso de suspeita de dengue e preciso ficar ligado nos chamados sinais de alerta que a doença desperta.

Os mais comuns sintomas da dengue são:

Dor de cabeça;
Febre alta de 39° acima;
Cansaço extremo;
Náuseas e vômitos
Dor abdominal;
Mal estar;
Dor nos olhos;
Vermelhidão da pelo;
Tonturas;
Dores nos osso e articulações.
Geralmente esses sintomas são apresentados no 3° dia após a picada do mosquito da dengue e duram em média 7 dias, comumente chamada de dengue clássica.

É recomendado procurar um médico caso alguns desses sintomas sejam notados em conjunto, para que o mesmo posso averiguar se trata-se de dengue ou apenas um resfriado normal.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmo da dengue comum ou também chamada de dengue clássica, porém ela apresenta alguns novos alertas assim que acaba a febre do infectado.

Dificuldade respiratória;
Náuseas e vômitos persistentes;
Pele muito pálida, úmida e fria;
Sangramentos pelo nariz, boca ou até mesmos nas gengivas;
Boca seca juntamente com sede insaciável;
Um pulso fraco e acelerado;
Dificuldades em respirar;
Perda de consciência.
Uma dos fatores que indicam a dengue hemorrágica e ao passar da febre a pessoa continuar sentindo fortes dores de barriga, por isso e muito importante que a mesma procure um médico e informe sobre o quadro dela.

Dengue tratamento

Não existe hoje um tratamento específico contra a dengue, tomar muita água para assim evitar desidratação e utilizar medicamentos como analgésicos são algumas das medidas que podem ser tomadas para aliviar os sintomas do paciente.

Qualquer pessoa com dengue ou até mesmo sintomas da doença precisa de assistência médica e ser observada, a automedição nunca deverá ocorrer, você poderá acabar tomando algum tipo de remédio como antitérmicos ou anti-inflamatório que venha interferir na recuperação.

O tratamento da dengue hemorrágica e feita em hospitais ou em postos de saúde, pois o paciente pode precisar de medicação especial para o quadro dele ou até mesmo de aparelhos para ajudá-lo respirar.

Mas o melhor mesmo e o combate a dengue, se prevenir antes que seja tarde seguindo dicas simples, e de fácil acesso.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...