google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Diferença entre anorexia nervosa e bulimia

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Diferença entre anorexia nervosa e bulimia

Você provavelmente já ouviu falar de pessoas que tiveram a morte causada pela anorexia nervosa. Já pode ter ouvido também a respeito de outras que tiveram dificuldades, mas que venceram essa doença.

Mas do que se trata, ao certo, a anorexia nervosa?

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que tem origem na preocupação exagerada com o peso e com a aparência.
Essa preocupação extrema pode gerar alguns problemas psiquiátricos e, assim, fazer com que a pessoa tenha a visão distorcida de si mesma.

Ou seja, ela se olha no espelho e, mesmo estando magra, se vê obesa e, assim, exagera na dieta (ficando, muitas vezes, em jejum), nas atividades físicas e abusa de laxantes e diuréticos.


Publicidade
Muitas vezes, os portadores de anorexia chegam à condição de caquexia, que é quando a pessoa apresenta um nível extremo de desnutrição, que resulta em um índice de mortalidade de 15% a 20% das pessoas que apresentam o distúrbio.

 
 
 
 
 
 
Sintomas
 
A anorexia costuma apresentar sintomas bem característicos, como: perda de peso excessiva em pouquíssimo espaço de tempo, resultando em um IMC baixíssimo (em alguns casos, inferior a 17);


Recusa em se alimentar e participar de refeições junto à família, alegando não ter fome;

Preocupação extrema com o valor calórico dos alimentos;

Distúrbios no ciclo menstrual;

Exagero na prática de atividades físicas;

Distúrbios psicológicos, como depressão, síndrome do pânico e comportamentos obsessivo-compulsivos;

Visão distorcida do próprio corpo;

Pele com aspecto ruim: ressecada e com lanugo (pelos finos e amarelados que se assemelham ao cabelo de milho).
Possíveis causas da anorexia

Existem diversos fatores que favorecem o aparecimento do distúrbio, tal como: predisposição genética;
 
Padrões de beleza impostos pela sociedade e que estão na moda;

Pressão de familiares e de grupos sociais que concordam com os padrões de beleza;

Alterações químicas no cérebro, principalmente na concentração de noradrenalina e de serotonina.

Sedo assim, pessoas que trabalham com o corpo, como bailarinas, modelos e atletas olímpicas, que sempre sofrem pressão para manter reduzido o peso fazem parte do grupo de risco da anorexia. Outro grupo de risco, e que merece atenção, é o dos adolescentes (principalmente, as meninas).

Como é feito o tratamento?


Quando o diagnóstico da anorexia é concretizado, é necessário reintroduzir a alimentação, mas de forma gradativa, para não prejudicar a função cardíaca. Em alguns casos, é necessário que a pessoa portadora da doença seja internada e passe pelo acompanhamento de nutricionistas.

O tratamento deve ser multidisciplinar (ou seja, envolver vários tipos de profissionais), pois não existe tratamento específico para a anorexia. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a aliviar sintomas como depressão, compulsão e ansiedade e devem ser receitados apenas por psiquiatras ou médico de outras áreas da saúde que estejam a par da situação.

A anorexia e a ditadura da beleza

A anorexia costuma atingir, na maioria dos casos, mulheres jovens. Porém, casos de homens com o distúrbio vêm aumentando consideravelmente nos dias de hoje. Mas, ao que se deve isso? Certamente, aos valores socioculturais: a beleza instituída pela sociedade está intimamente ligada à magreza. Isso faz com que as pessoas se cobrem muito para estar dentro dos padrões da beleza considerados “ideais”.

A anorexia, portanto, é só mais um exemplo extremo do que a ditadura da beleza pode causar. Muitas vezes, essa ditadura vem maquiada pela filosofia de vida saudável. Mas, em muitos casos, os padrões de beleza (da beleza magra) estão lá enraizados. Portanto, é necessário ter olhos críticos e sempre se perguntar até onde é saudável a busca pela beleza. Isso não quer dizer deixar de lado os hábitos saudáveis, mas olhar para dentro de si e para os costumes sociais de uma forma mais crítica.

LEIA MAIS: O que é bulimia? Diferenca entre bulimia e anorexia

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...