A carambola é uma fruta tropical de sabor doce e azedo, no formato de uma estrela. Carambola é encontrada em muitas partes do sudeste da Ásia, usada como um remédio tradicional.
Apesar de abundante, ainda está ganhando popularidade, especialmente no mundo ocidental.
Apesar de abundante, ainda está ganhando popularidade, especialmente no mundo ocidental.
O fruto da carambola é nativo da Península da Malásia e cultivada em muitas partes do sudeste da Ásia, ilhas do Pacífico e China. O gênero do fruto, averrhoa, pertence à família das oxalidáceas e inclui dois tipos da fruta: carambola e bilimbi (pepino árvore)
O fruto da carambola tem cor verde ou amarelo, com superfície lisa e atraente, normalmente pesando cerca de 70/130g. No interior, a polpa da carambola é crocante e suculenta e pode ser do tipo doce ou ácido, dependendo da quantidade de concentração de ácido oxálico.
Fruto da carambola pode conter de 2 a 5 minúsculas sementes comestíveis no centro de cada célula, em ângulo. O fruto, que é mais consumido ao natural ou como suco, é rico em vitaminas A e C, ferro e alto teor de fibras.
Tabela Nutricional do Fruto de Carambola
A carambola é uma fruta exótica de baixas calorias: 100g da fruta fornecem apenas 31kcal, muito menos do que outras populares frutas tropicais. Além disso, tem uma lista impressionante de nutrientes essenciais, antioxidantes e vitaminas necessários para o bem-estar.
A fruta, juntamente a casca cerosa da carambola fornece uma boa quantidade de fibra dietética, que ajudam a evitar a absorção do colesterol dietético de LDL no intestino. As fibras também ajudam a proteger a membrana mucosa do cólon da exposição a substâncias tóxicas, ligando-se a produtos químicos cancerígenos no cólon.
A carambola contém boas quantidades de vitamina C, um poderoso antioxidante natural. 100g da fruta fresca proporcionam 34,7mg ou 57% do nível diário de vitamina C. Em geral, o consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o organismo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais, a limpar pró-inflamatórios e radicais livres.
Carambola é rica em flavonóides antioxidantes e fitonutrientes polifenólicos, a carambola contém os flavonóides quercetina e epicatequina, além de ácido gálico. O total de polifenóis na carambola é de 143mg por 100g. Esses compostos ajudam a proteger dos efeitos deletérios dos radicais livres e a repelí-los do corpo.
A carambola é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como folatos, riboflavina e piridoxina – vitamina B6. Em conjunto, estas vitaminas trabalham como cofatores para as enzimas do metabolismo, bem como em diversas funções de síntese no interior do corpo.
O fruto da carambola também contém uma pequena quantidade de minerais e de eletrólitos, como potássio, fósforo, zinco e ferro. O potássio é um componente importante de fluidos celulares do corpo, ajudando a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.
O fruto de carambola e seu suco são frequentemente recomendados por médicos, muitas vezes como diurético, para aumentar a produção de urina e expectorante para suprimir a tosse.formasaudavel
Nenhum comentário:
Postar um comentário