google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Consumo de álcool: os principais riscos à saúde

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Consumo de álcool: os principais riscos à saúde

"Precisamos ser cuidadosos quando sugerimos que existe um nível 'seguro' de ingestão. Na verdade, precisamos explicar que existem riscos associados ao consumo do álcool e que quanto menos você bebe, menor seu risco de desenvolver problemas de saúde". 

O álcool é a droga psicotrópica lícita mais utilizada no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mata 2 milhões de pessoas por ano e é um dos principais fatores de risco para a saúde, diminuindo a expectativa de vida daqueles que consomem a substância, pois prejudica todo o organismo.


-->

O órgão responsável por metabolizar o álcool que consumimos é o fígado, cuja capacidade de metabolização é de uma dose de bebida alcoólica por hora.
Mas, o que acontece com alguém que bebe de 4 a 5 doses de álcool em menos de 2 horas? O álcool fica circulando no organismo e intoxicando vários órgãos durante horas, até que o fígado consiga metabolizar toda a quantidade consumida.

Câncer X Álcool
Diversos estudos já comprovaram que o uso abusivo do álcool está relacionado com o desenvolvimento de câncer de boca e laringe, câncer de fígado, intestino e mama. Uma dose de álcool por dia aumenta o risco de desenvolver câncer de mama em 5%. Para mulheres que bebem mais — 3 ou mais doses por dia — o risco de contrair a doença aumenta em 50%.

Não existe dose segura
Embora seja um hábito comum no Brasil e em muitos países, o uso de bebidas alcoólicas apresenta riscos para a saúde física e mental. Mesmo o uso esporádico pode acarretar em doenças. O ideal é evitar o consumo, encontrando novas formas de socializar ou descontrair.

Confira na tabela como o álcool afeta cada órgão do corpo humano

Sistema Digestivo
O álcool irrita as mucosas da boca, garganta, esôfago, estômago e intestinos. Pode causar desde esofagite, gastrite, diarreia, úlcera, até câncer de boca e reto.
Fígado
O uso abusivo de álcool leva a uma inflamação crônica do órgão, que pode causar hepatite alcoólica e culminar em uma cirrose hepática.
Cérebro
O cérebro dos alcoolistas diminui devido à morte dos neurônios. O álcool afeta o pensamento, o raciocínio, a memória, a capacidade de aprendizado, a coordenação motora e todas as funções do sistema nervoso central.
Rins
O consumo abusivo de álcool altera a capacidade de filtragem dos rins. Isso leva a uma mudança nos hormônios que controlam a pressão arterial, o que pode causar hipertensão arterial.
Pulmões
O álcool deixa as trocas gasosas dos pulmões (gás carbônico por oxigênio) mais lentas, uma vez que o sangue recebido está repleto de impurezas. Com isso, a respiração fica mais lenta e a pessoa pode sentir dificuldades para respirar.
Coração
As consequências mais comuns para o coração são o aumento da frequência cardíaca, alteração dos vasos sanguíneos, deterioração do músculo cardíaco e insuficiência cardíaca. 
Hormônios
As bebidas alcoólicas contêm açúcar naturalmente e algumas têm alto teor de carboidratos, como a cerveja. Com isso, o consumo abusivo pode causar ganho de peso e levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Órgãos sexuais
A vida sexual também é impactada, pois o álcool pode causar impotência sexual masculina, infertilidade e diminuição dos hormônios masculinos. Nas mulheres os efeitos são similares, com diminuição dos ciclos menstruais e dificuldades para engravidar. 



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...