Mulheres é possível treinar de forma consciente e tranqüila, aproveitando muito mais os benefícios dos exercícios físicos e tendo uma vida mais saudável.
Perda de gordura localizada: são objetivos de muitas mulheres (e alguns homens) pedindo para tirar gordura em determinadas partes do corpo como se o treino fosse uma “lipoaspiração“. Sinto informar que a gordura localizada será a última que sairá e a primeira que voltará.
Para a redução da gordura corporal, o corpo terá que entrar em déficit calórico para com isto metabolizar a gordura como energia ,e isto não é tão simples assim.
A principal fonte de energia em caso de déficit calórico , são os músculos, por isto devemos fazer exercícios resistidos (musculação ) para mantermos a massa muscular e evitarmos a flacidez, tão comum em regimes de emagrecimento utilizando apenas dietas e exercícios aeróbios.
Perda da feminilidade: algumas mulheres acham que o treinamento com pesos as deixará com músculos volumosos e masculinizada. Esta ideia é completamente errada, pois o treinamento bem orientado realçará suas formas femininas. O homem tem aproximadamente 10 vezes mais testosterona, que é um dos hormônios mais importantes para o ganho de massa muscular, que as mulheres. Esta baixa de testosterona nas mulheres torna muito difícil o ganho de massa muscular na mesma proporção de um homem, a não ser que ela tenha este objetivo e utilize suplementação de hormônios ou tenha algum distúrbio hormonal que aumente sua taxa de testosterona, como ovário policístico e outros.
O treinamento feminino deve ser mais “leve“ que o masculino. Errado, deve ser justamente o contrário, o treinamento feminino tem que ter mais foco que o masculino, justamente pelo fato de que a mulher tem menos testosterona (normalmente) que o homem por isto se torna mais difícil para ela construir massa muscular.
Em meus anos dentro do mundo da musculação posso afirmar para as mulheres que o treinamento com pesos (musculação), quando bem orientado, só trará benefícios, tanto estéticos como em qualidade de vida.
Viu? Você, mulher,não corre nenhum risco de ficar forte em demasia, a não ser que você queira e faça um trabalho especifico para esta finalidade, e mesmo assim não será nada fácil, pois requer anos e anos de dedicação .
Nenhum comentário:
Postar um comentário