google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Frigidez disfunção sexual, causas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Frigidez disfunção sexual, causas

Embora muitas pacientes nem precisam consultar o especialista para saber que são frígidas, fazer um diagnóstico correto é importante. 

Na grande maioria das vezes o problema tem origem emocional e, entre eles, o problema é com o parceiro. 

Frigidez o que é?
Uma das formas mais comuns de disfunção sexual feminina, a frigidez é caracterizada principalmente pela ausência de fantasias sexuais e dificuldades de se sentir motivada para relações sexuais.

Essa ausência de desejo sexual ocasiona dificuldades nas relações interpessoais e sofrimento psíquico. A ausência de desejo pode ser situacional ou generalizada, isso quer dizer que pode ocorrer tanto em um determinado contexto, com um parceiro especifico ou envolver aspectos globais da atividade sexual.

Diagnóstico e caracterização
Para diagnóstico, o médico deve considerar principalmente o relato de sofrimento/incômodo da pessoa em relação a ausência de desejo, considerando que um declínio do desejo sexual é comum nos relacionamentos de longo prazo ou ainda quando a mulher tem dificuldades de relacionamento e comunicação com o seu parceiro. Assim, apenas a ausência de desejo sexual não é a principal característica da frigidez, aspectos globais da saúde mental e física devem ser discutidos e avaliados pelo especialista.

Dentre os fatores orgânicos e psíquicos, os principais que devem ser avaliados com cuidado para compreender o quanto eles afetam o desejo sexual do paciente, são:

- depressão;

- transtornos hormonais, como aumento da prolactina ou diminuição da testosterona;

- uso de medicamentos cujo efeito colateral é a diminuição da libido;

- uso de álcool e drogas;

- patologias sistêmicas,como a cirrose hepática, insuficiência renal, entre outras.

- Além disso, o especialista deve avaliar se a queda do desejo ocorreu em decorrência de uma situação clínica, como cirurgias ou infecções, ou se ocorreu após um trauma psicológico, como situações de abuso sexual ou enlutamento, juntamente com o tempo de persistência do fenômeno. 

Tais fatores podem ser essenciais para diagnóstico e tratamento.

Tratamento
Após delimitar os processos que estão sendo determinantes para a dificuldade da mulher em relação à atividade sexual e determinar se o caso realmente pode ser classificado como frigidez, o médico deve indicar os tratamentos necessários. 

Existem poucos medicamentos que afetam diretamente o desejo sexual, isso ocorre porque o desejo sexual é multi determinado, não há como considerar apenas o aspecto biológico para a efetividade de um tratamento. Lembremos que não podemos confundir desejo sexual com lubrificação e intumescência dos órgãos reprodutivos, o desejo sexual envolve aspectos psicológicos de envolvimento com a situação e o parceiro assim como as respostas fisiológicas diante dos estímulos sexuais.

As dificuldades para dialogar sobre a vida sexual atrapalha o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes, já que muitos dos afetados por esses problemas não procuram tratamento ou orientação médica e assim as pesquisas sobre esse assunto avançam vagarosamente.

De acordo com as pesquisas da área, o tratamento mais indicado e com mais resultados positivos é o acompanhamento psicoterápico, tanto individual quanto em grupos onde se discute as dificuldades de cada um em relação as disfunções sexuais. A psicoterapia cognitivo-comportamental com auxilio de exercícios de masturbação e de estimulação imaginativa se destacou como muito eficiente para a superação da frigidez e das dificuldades interpessoais associadas

Hoje, já se observa pequenas mudanças na sociedade e a temática da sexualidade tem sido mais discutida e espera-se que em breve novos medicamentos e pesquisas sobre o assunto ajudem na evolução de tratamentos mais eficazes. E mesmo com a evolução de tais medicamentos, o diálogo saudável no relacionamento, a compreensão do parceiro sobre o problema e o conhecimento da mulher sobre o próprio corpo continuarão sendo fatores extremamente importantes para a superação das disfunções sexuais, que como apontamos, tem caráter multi determinado e são intrinsecamente ligadas a diversos aspectos da vida pessoal.

                            Vídeo: Frigidez Feminina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...