google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Tipos de especialitas: saiba a hora de procurar um médico.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tipos de especialitas: saiba a hora de procurar um médico.

Começaremos pela endocrinologia e seguiremos com outras especialidades como:  mastologia, oncologia, neurologia. nutrologia, nefrologia, dermatologia, ortopedia, urologia entre outras.

O que faz um endocrinologista? Procure um endocrinologista quando... 
. Estiver obeso. A obesidade é, certamente, um risco muito grande para crianças e adultos e se não tratada  corretamente, pode ocasionar problemas mais sérios.


. Estiver com problemas com reposição hormonal ou menopausa.A reposição é feita com hormônios e tem se mostrado um tratamento bastante eficaz e que ajuda a melhorar o desconforto causado pela menopausa.

· Estiver com excesso de pêlos. O hirsutismo pode ser causado pelo aumento de hormônios masculinos e ocorre mais na face femino.

· A diabetes aparecer. A diabetes é provocada pela deficiência de produção ou a ação da insulina no sangue. Ela apresenta diversas formas clínicas como a Diabetes Mellitus tipo I, Diabete Mellitus tipo II e Diabetes Gestacional.

· Estiver com problemas na tireoide. Quando a tireoide não funciona corretamente ela pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

· A osteoporose é uma doença endócrina. Quando ocorrem dores nos ossos frequentes, isso pode estar relacionada com enfraquecimento ósseo. E é nesta hora que você deve procurar um endocrinologista.

· Se as mulheres sofrem com a menopausa, os homens, por sua vez, tem a andropausa. Os principais sintomas da andropausa são cansaço, disfunção sexual e diminuição da força muscular.

· Estiver com problemas nas glândulas supra-renais. Esta doença se caracteriza pelo aumento de peso, estrias avermelhadas, pressão alta ou baixa e escurecimento da pele.

· Outros problemas como distúrbios na menstruação, doenças da hipófise, problemas no crescimento infantil e distúrbios da puberdade também devem ser tratados com um endocrinologista.  O que é o sistema endócrino?
Este sistema é formado por um conjunto de glândulas que produzem hormônios. Estas substâncias ajudam a controlar o metabolismo, a reprodução e as atividades do organismo. As glândulas endócrinas incluem tiróide, paratiróides, pâncreas, ovários, testículos, supra-renais, hipófise e hipotálamo. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

O que faz um mastologista?

Mastologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama.
Mamografia A mamografia de rotina é utilizada para diagnosticar o câncer de mama o mais precocemente possível. Estima-se que um tumor leve dez anos para crescer e se tornar palpável, o que faz com que a mamografia o perceba bem antes de ele se tornar maior e com isso ter maior probabilidade de se disseminar.
O tratamento adequado nesta fase inicial traz maior probabilidade de cura da doença, ou seja, toda mulher acima de 40 anos deve fazer os exames.   

O que faz um oncologista?

A Cancerologia, também chamada de Oncologia,é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças desenvolvem-se no organismo, buscando seu tratamento.
Cada tipo de câncer tem seu tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades, podendo ser inclusive necessária a combinação de tratamentos.

O que faz um nutricionista ou nutrólogo? 

Nutricionista ou nutrólogo? Qual desses profissionais consultar quando queremos emagrecer? De preferência os dois. Ambos têm exímios conhecimentos sobre as propriedades de cada alimento. Mas tanto sua formação quanto a estratégia para perder peso, são diferentes. 

Confira: 
Nutrólogo
Esse profissional é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Com especialização em doenças provocadas pela alimentação inadequada, o nutrólogo é capaz de avaliar carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade e infecções gastrintestinais.

 

Nutricionista
Já o nutricionista, que não está habilitado a receitar remédios nem internações, é fera em criar cardápios balanceados. Suas dietas são formuladas a partir do histórico médico, hábitos e estilo de vida de cada paciente.

Como são abordagens complementares, o mais interessante seria poder contar com a ajuda de ambos.

 
Grupos de doenças da neurologista.
Entre as principais doenças abordadas pela especialidade podem-se citar:

  1. Cefaleias
  2. Distúrbios do sono
  3. Neuro-infecções
  4. Epilepsias
  5. Doenças vasculares encefálicas
  6. Neuropatias
  7. Mielopatias
  8. Traumatismo crânio-encefálico
  9. Doenças neurodegenerativas
  10. Distúrbios dos movimentos
  11. Síndrome de Guillain-Barré
  12. Deficiência mental e Malformações congênitas do Sistema Nervoso

O que faz um nefrologia? 

È a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Por vezes, essas doenças só afectam os rins mas é necessário sublinhar que, na maior parte dos casos, as doenças que afetam os rins.

O que faz um dermatologista?
 

A dermatologia é a especialidade médica que cuida da pele, o maior órgão do corpo humano. Dermatologistas são médicos especializados em pele e recebem treinamento intensivo para ajudar a proteger a pele sã e a tratar problemas da pele. Faz parte do estudo desta especialidade, além das doenças da pele, as da boca, unhas, cabelos, região genital externa e anal.Dermatologistas são também cirurgiões de pele e, freqüentemente, realizam cirurgias para prevenir ou curar doença cutânea, fornecendo controle antecipado do problema ou melhorando a aparência da sua pele. Através da Dermatologia é possível também melhorar a aparência da pele danificada pela idade, luz do sol ou doença, através de procedimentos cosméticos. Há muitos tratamentos cirúrgicos e médicos que são eficazes para problemas da pele, cabelo, unhas e genitália externa.

O que faz um ortopedista?

A Ortopedia é a especialidades médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia" e também a especialidade da odontologia entitulada cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que, por sua vez, cuida do complexo bucomaxilofacial, propriamente dito.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...