A labirintite é inflamação do ouvido interno. Labirintite tem esse nome por causa do labirinto, local onde está o sistema vestibular que detecta mudanças na posição da cabeça. A labirintite pode causar transtornos de equilíbrio. Adicionalmente a problemas de controle do equilíbrio, um paciente com labirintite pode ter perda de audição e tinnitus.
Causas da labirintite
Labirintite é geralmente ocasionada por vírus, mas também pode decorrer de infecção bacteriana, lesão na cabeça, estresse extremo, alergia ou reação a uma medicação em particular.
Sintomas da labirintite
Tanto a labirintite viral quanto a bacteriana podem ocasionar perda de audição permanente, embora isso seja raro. Um sintoma proeminente e debilitante da labirintite é vertigem aguda. O sistema vestibular é um conjunto de entradas sensoriais consistindo de três canais semi-circulares que sentem alterações no movimento rotacional, e o otólito que percebe alterações no movimento linear.
O cérebro combina pistas visuais com entradas sensoriais do sistema vestibular para determinar ajustes necessários para manter o equilíbrio. Quando o sistema vestibular é afetado pela labirintite, movimento involuntário rápido dos olhos (nistagmo) freqüentemente resulta na indicação inapropriada do movimento rotacional. Náusea, ansiedade e sentir-se mal de forma geral, são comuns em decorrência da distorção de sinais de equilíbrio que o cérebro recebe do ouvido interior.
Recuperação e cura da labirintite aguda
A recuperação e cura da inflamação da labirintite aguda geralmente leva de uma e seis semanas. Porém, não é incomum que sintomas residuais (desequilíbrio e/ou tontura) durem muitos meses, e até anos, se dano permanente ocorrer.
Recuperação de dano permanente ao ouvido interior tipicamente segue três fases:
* Período agudo, o qual pode incluir vertigem severa e vômito.
* Aproximadamente 2 semanas de sintomas sub-agudos de rápida recuperação.
* Finalmente um período de compensação crônica que pode durar meses ou anos.
Tratamento e cura da labirintite
Proclorperazina é comumente prescrevida no tratamento de labirintite para ajudar a aliviar os sintomas de vertigem e náusea. Opções de tratamento de labirintite ocasionada por vírus ou bactéria podem incluir o combate à infecção.
Uma vez que ansiedade interfere no processo de compensação de equilíbrio, é importante tratar transtornos de ansiedade e/ou depressão o mais cedo possível para permitir que cérebro compense qualquer dano vestibular.
Terapia de reabilitação vestibular é uma forma de reduzir substancialmente ou curar a tontura residual da labirintite. Essa terapia funciona fazendo que o cérebro use mecanismos neurais já existentes para adaptação, plasticidade e compensação.
Veja este vídeo e entenda mais sobre labirintite:
Nenhum comentário:
Postar um comentário