google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira como diminuir a quantidade de sal de cozinha na alimentação

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Confira como diminuir a quantidade de sal de cozinha na alimentação


Você gosta de usar
sal nos seus pratos? Quase que certeza que a resposta é sim. Mas, o consumo de sal em excesso traz riscos para a saúde.
 
Por isso, esse tempero deve ser moderado para que a sua saúde não sofra os efeitos colaterais desse alimento que está na mesa dos brasileiros e do mundo, há séculos. 

O sal de cozinha passa por um processo de refinamento em que é retirada a maioria dos seus minerais, com a exceção de sódio e cloreto, e são acrescentados produtos químicos para sua “limpeza” e branqueamento.


Um dos substitutos do sal de cozinha mais recomendados pelos profissionais de saúde é conhecido como “sal de ervas”. Este consiste em uma mistura de partes iguais de sal, orégano, manjericão, alecrim ou qualquer outra erva aromática seca. A mistura do sal com as ervas auxilia na diminuição da quantidade de sal utilizada nas preparações, podendo ser utilizado em substituição ao sal em pratos quentes e saladas.


Existem ainda outros substitutos, como o Sal Marinho, o Sal Rosa do Himalaia e o Sal Light. O Sal Marinho e o Sal Rosa do Himalaia são produtos mais puros que o sal comum, pois não passam por processos de refinamento, fornecendo quantidade superior de minerais, mas com valores de sódio semelhantes ao Sal. 

O sal light, por sua vez, é obtido a partir da mistura de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, o que lhe confere menor teor de sódio. Indivíduos com restrição de potássio, como aqueles com doenças renais, devem ficar atentos, pois o consumo desse sal poderá aumentar a ingestão do mineral.

O consumo excessivo de sódio atua como importante fator de risco para diversas doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, síndrome metabólica e câncer gástrico. Segundo a OMS, o consumo adequado de sódio para um indivíduo saudável é de cerca de 2.400 mg ao dia, valor que equivale a 5 g/dia de sal. No entanto, segundo pesquisas, o consumo médio diário do brasileiro é de 11,4 g, ou seja, mais que o dobro da recomendação.


Estudos mostram que, mesmo uma modesta diminuição no consumo de sódio, pode proporcionar benefícios para a saúde. Mas reduzir o consumo não é simples! O mineral não está presente apenas no sal que adicionamos no preparo dos alimentos, mas em conservas, enlatados em salmouras e está presente em grande quantidade dos alimentos industrializados prontos para consumo, inclusive em alimentos doces, como biscoitos recheados e refrigerantes.

Por isso, evitar todos os alimentos que são industrializados como forma de como consumir menos sal, é uma grande saída. A exemplo disso, temos:
hambúrgueres;
empanados;
salgadinhos;
bolachas doces e salgadas;
refrigerantes;
sucos;
carnes processadas.


Outro fator agravante é a dificuldade em aderir a uma dieta com baixos teores de sódio,
 que pode ser menos palatável e apresentar alimentos com menor tempo de validade. Neste sentido, algumas estratégias podem ser adotadas, como, por exemplo, a utilização de substitutos do sal. 

Preparo caseiro do tempero de alho, sal e ervas aromáticas, que podem ser cultivadas em casa. O alho oferece proteção cardiovascular decorrente de suas propriedades antioxidantes e hipocolesterolêmicas. 












Os temperos “instantâneos”, como temperos prontos de alho e sal e os temperos industrializados para saladas e outros alimentos, não são recomendados por possuírem grandes quantidades de sódio e gorduras, além de outros aditivos (Sazon, Knorr, molhos prontos…).

Resumindo, a regra é NÃO EXAGERAR: seja qual for o substituto do sal escolhido, a dica é consumir em pequenas quantidades para temperar alimentos in natura e minimamente processados!

O que é bom para tirar o sal do organismo?
É só seguir os passos a seguir.

Beba muita água. O líquido limpa o corpo e expulsa o excesso desse mineral dos rins. ...

Vá para a esteira. Correr alguns quilômetros vai fazer com que você elimine o sódio pelo suor e se livre de todos os sintomas que ele traz de carona. ...

Coma uma banana. ...

Substitua o sal por outros temperos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...