O colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. É detectado por um exame de sangue. O colesterol alto não apresenta sintomas.
O colesterol é uma substância necessária ao nosso organismo, mas, em excesso, pode se tornar um perigoso fator de risco para doenças cardiovasculares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 77 milhões de brasileiros sofrem de dislipidemia – a alta incidência de colesterol no sangue.
O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como alterações na dieta, prática de atividade física e medicações (em alguns casos).
Nem todo mundo com colesterol alto precisa tomar estatinas. Há quem dome as rédeas fazendo boas escolhas à mesa, deixando a preguiça de lado e reservando um tempo todo dia para a prática de exercícios físicos – medidas que, juntas, baixam a bola da gordura no sangue. Mas, quando os níveis teimam em se manter nas alturas mesmo com essas providências, é o caso de considerar a ajuda do medicamento.
Tenha uma dieta saudável: reduza a quantidade de gordura saturada ou trans, encontrada em carnes, leites, biscoitos, batata frita, da dieta para diminuir o nível de colesterol. Evite alimentos gordurosos e com muito açúcar.
Pessoas que estão com o colesterol alto devem evitar o consumo de alimentos como presunto, salame, salsicha, por exemplo. Esse tipo de queijo é rico em gordura saturada e colesterol e devem ser consumidos em poucas quantidades. Opte por laticínios desnatados e queijos brancos;
De olho no peso: além de ser um fator de risco para o coração, estar acima do peso também pode aumentar seu colesterol. Por isso, cuidado com a balança;
Faça exercícios regularmente: a prática regular de exercícios reduz o LDL – colesterol ruim - e aumenta o HDL – colesterol bom. Tente se exercitar pelo menos 30 minutos todos os dias;
Idade e sexo influenciam o colesterol alto: conforme você envelhece, os níveis de colesterol sobem. Antes da menopausa, as mulheres podem ter níveis mais baixos de colesterol do que homens da mesma idade. Depois da menopausa, o colesterol da mulher sobe. Por isso, fique de olho nas taxas!
Cuidado com medicamentos: alguns remédios, como esteróides e progesterona, podem elevar o mau colesterol e diminuir o bom. Consulte o seu médico!
Veja quais são as taxas ideais para o sangue:
De olho no colesterol!
Adultos saudáveis
- Colesterol total até 200 mg/dl
- LDL menor que 160
- HDL acima de 40 (mulheres devem ter essa taxa acima de 50)
• Quem tem mais de dois fatores de risco (fumo, hipertensão, histórico familiar, obesidade):
- LDL abaixo de 130
- HDL acima de 45 (mulheres acima de 50)
• Pessoas com doenças coronarianas ou diabetes
- LDL menor que 100
- HDL maior que 45 (mulheres acima de 50) globo
Vídeo: Colesterol: tudo o que você precisa saber
Linha Phyto Manga Widi Care.
Cria um véu invisível nos fios de nutrientes, deixando-os macios, saudáveis e muito nutrido. A linha é livre de Sem: sulfato, parabenos, óleo mineral, sal e silicones. Equipe MB Skin and Hair Shop
Para todos os tipos de cabelos principalmente os quimicamente tratados.
Oiee..tudo bem Rio de Saude, adorei a matérias!!
ResponderExcluirQuer mais receitas fáceis, simples e práticas para o seu dia-a-dia?
E de quebra ter acesso a um app exclusivo com exercícios que vão potencializar os resultados?
Clique aqui e saiba mais: https://bit.ly/3IR8kf2-Melhores-Receitas-Saudaveis